Pular para o conteúdo
Geral

Videogames de ação podem ajudar a tomar decisões mais rápidas

A cena clássica de um videogame na qual o jogador atira, mata e morre na velocidade de um clique muitas vezes causa desgosto em seus pais, que não veem nada de útil nas ações e reações “selvagens” do filho na telinha. Mas uma pesquisa publicada recentemente pela revista Current Biology mostra que jogar videogames de ação […]
Arquivo -

A cena clássica de um videogame na qual o jogador atira, mata e morre na velocidade de um clique muitas vezes causa desgosto em seus pais, que não veem nada de útil nas ações e reações “selvagens” do filho na telinha. Mas uma pesquisa publicada recentemente pela revista Current Biology mostra que jogar videogames de ação pode sim ter efeitos benéficos na vida dos jovens.

O trabalho, liderado por Daphne Bavelier, atualmente na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, fez testes visuais e auditivos com jovens de 18 a 25 anos que não eram jogadores usuais de videogames.

Eles foram separados em dois grupos. Um deles jogou 50 horas dos games de ação Call of Duty e Unreal Tournament e o outro jogou o game de estratégia The Sims 2. Após o treino, os dois grupos realizaram uma tarefa visual e outra auditiva.

Na tarefa visual, eles tinham de olhar para uma tela, analisar o que estava acontecendo e responder a uma questão o mais rápido possível (por exemplo, se um grupo de pontos movendo-se aleatoriamente estava indo na média para a esquerda ou para a direita).

Algo semelhante foi feito no caso auditivo. “Descobrimos que nas duas tarefas os que jogaram videogames de ação tomaram as decisões mais rapidamente e com o mesmo nível de precisão que os que jogaram o game de estratégia”, disse ao iG o psicólogo C. Shawn Green, um dos autores do estudo. O resultado percentual mostrou que os jogadores de Call of Duty e Unreal Tournament eram 25% mais rápidos do que seus pares que ficaram com The Sims.

Ao cruzar os dados com um modelo neural, os pesquisadores descobriram que eles poderiam ser explicados se fossem fruto de uma maior habilidade por parte dos jogadores de videogame em realizar algo chamado inferência probabilística. “Em essência, cada pequeno som/ponto [visual] estava dizendo mais sobre a resposta correta [para os jogadores de Call of Duty do que o mesmo som/ponto [visual] estava dizendo para os jogadores de Sims”, explica Shawn. Segundo os pesquisadores é a primeira vez que se faz esse tipo de ligação entre videogames de ação e inferência probabilística.

A relação poderá ser usada no futuro para treinar pessoas a tomarem decisões mais rapidamente de forma precisa no dia a dia, o que pode fazer toda a diferença em situações em que velocidade e precisão são fundamentais, como um cirurgião na sala de operações ou de um soldado em um campo de batalha.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Idoso morre após cair da cama e passar por cirurgia em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Ministério anuncia R$ 2 milhões para levar água à indígenas em Dourados

Últimas Notícias

Sem Categoria

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Esportes

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Com o empate, o Cruzeiro segue na liderança do Brasileirão com 34 pontos

Polícia

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

Operação aconteceu em Pedro Juan Caballero, próximo a Ponta Porã