Pular para o conteúdo
Geral

Vacinação contra a gripe suína começa nesta segunda-feira

O Ministério da Saúde inicia amanhã a campanha de vacinação contra a gripe suína com o objetivo de imunizar pelo menos 73 milhões de pessoas até o dia 21 de maio. O período antecede o inverno -quando a transmissão dos vírus da gripe ocorre com maior intensidade. Serão priorizados grupos com mais chances de desenvolver […]
Arquivo -

O Ministério da Saúde inicia amanhã a campanha de vacinação contra a gripe suína com o objetivo de imunizar pelo menos 73 milhões de pessoas até o dia 21 de maio. O período antecede o inverno -quando a transmissão dos vírus da gripe ocorre com maior intensidade.

Serão priorizados grupos com mais chances de desenvolver quadros graves e morrer. Entre os critérios para a escolha estão recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e dados epidemiológicos do primeiro ano da pandemia de H1N1.
A imunização começará com indígenas e trabalhadores da área da saúde. A partir do dia 22, começam a ser vacinados outros grupos, entre eles as gestantes. No ano passado, pelo menos 156 grávidas morreram por causa da doença.

Também serão vacinadas crianças que tenham entre seis meses e dois anos, pessoas com idade entre 20 e 39 anos e doentes crônicos -diabetes por exemplo. Não será necessário apresentar atestado. No total serão disponibilizadas 91 milhões de doses da vacina.

Segundo Eduardo Hage, diretor de Vigilância Epidemiológica do ministério, “a maior disponibilidade de vacina no mercado possibilitou a ampliação do público-alvo. Até janeiro, o ministério não incluía no calendário pessoas com idade entre 30 e 39 anos.

Todos os interessados poderão receber aviso do ministério por e-mail alertando sobre o início do período de vacinação. Na página do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br), o internauta poderá cadastrar seu e-mail e selecionar a data de vacinação do grupo ao qual pertence. O cadastro estará disponível a partir de amanhã.

Particular

Quem não se enquadrar nos critérios pode, em tese, procurar clínicas privadas, mas o ministério já adiantou que recomendará a elas que atendam ao mesmo público-alvo da pasta.

Além disso, os laboratórios que fabricam a vacina, entre eles a Glaxo SmithKline e a Sanofi Pasteur, já afirmaram que a prioridade é produzir para o setor público, o que poderá tornar mais difícil encontrar a vacina em laboratórios privados.
Mesmo com boa parte da população fora da vacinação, o ministério considera que a campanha beneficiará a população como um todo, pois diminuirá a circulação do vírus.

Incógnita

Cerca de um ano depois de a doença aparecer e de já ter provocado 16 mil mortes no mundo, sendo 1.705 no Brasil – segundo dados oficiais- ainda não é possível prever como será o segundo ano da doença.

“Segundo a avaliação da OMS, não há evidência científica que indique que o vírus esteja mais perigoso ou mais brando em relação à primeira onda”, afirma Eduardo Hage. Segundo ele, a OMS calcula que a avaliação será ocorrerá em 2011.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Termelétrica de Campo Grande entra em operação em agosto para gerar energia

Piloto de 26 anos morre após acidente em treino para etapa do Brasileiro de Motovelocidade

Homem é preso após importunar sexualmente a própria filha em Mato Grosso do Sul

hamilton

Hamilton mostra frustração e sugere à Ferrari trocar de piloto: ‘Sou absolutamente inútil’

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Loterias sorteia concurso da Mega-Sena com premiação de R$ 85 milhões

Últimas Notícias

Cotidiano

Tem até k-pop: UFMS abrirá inscrições na segunda-feira para aulas de dança em estilos variados

Inscrições devem ser feitas de 4 a 17 de agosto na página da Escola de Dança da UFMS. Taxa de participação é semestral

Polícia

Peão morre após ser atacado por touro em área rural de Aquidauana

As informações apontam que Itamar sempre trabalhou na área rural e tinha experiência no manejo de animais de grande porte

Polícia

Homem é esfaqueado pelo próprio irmão em bar no interior de MS

A vítima foi socorrida com lesões na cabeça e no lado esquerdo do peito

Política

Reprovação do governo Lula se mantém em 40%, aponta Datafolha

A soma dos que avaliam a gestão petista como regular caiu de 31% para 29%