A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) acaba de comemorar nova vitória: o credenciamento para ofertar cursos superiores na modalidade a distância, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). Este credenciamento, segundo Maria da Silva Peixoto, responsável pela Assessoria em EAD na Instituição, possibilita à Universidade oferecer cursos de graduação, pós-graduação, bem como de aperfeiçoamento e extensão.

Esta conquista já era almejada pela Instituição desde 2003, sendo que o período de maturação da Universidade foi importante para o credenciamento. Há sete anos a UEMS vem estreitando relações com o governo, participando ativamente de debates e parcerias em projetos como a Univer-CO (Universidade Virtual do Centro-Oeste), UniRede, Pró-licenciaturas I e II e mais recentemente, participando da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Foram os resultados desta última parceria que garantiram à Universidade o credenciamento.

Ana Tereza Vendramini Reis, uma das primeiras a trabalhar com a EAD na UEMS, reforça a importância deste período de “incubação”. Segundo ela, “até mesmo internamente a educação a distância está sendo vista com olhos diferenciados. Essa aceitação veio após os ótimos resultados alcançados pela UEMS com a UAB”, apontou.

Desde que começou a parceria, a Universidade Aberta do Brasil e UEMS já atenderam 373 professores da rede pública do estado de Mato Grosso do Sul, com os cursos de Educação Integral e Integrada e Educação para a Diversidade e Cidadania, oferecidos nos oito polos da UAB no Estado: Água Clara, Bataguassu, Camapuã, Costa Rica, Miranda, Porto Murtinho, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste.

“Com o credenciamento, a UEMS poderá ampliar o número de cursos / vagas ofertadas tanto para professores da rede pública, quanto à população em geral que não tem condições de freqüentar um curso presencial ou mesmo aqueles que residam em localidades distantes das unidades universitárias da UEMS”, garante Maria Peixoto.

E as expectativas de ampliação no acesso à capacitação estão se confirmando. Já para o 1º semestre de 2011, está previsto o início dos Cursos de Especialização em Gestão Pública Municipal e Curso de Bacharelado em Administração Pública, totalizando 450 vagas abertas à comunidade sul-matogrossense. A UEMS já tem aprovado e espera o financiamento, também com foco na comunidade, dos cursos de Especialização em Relações etnicorraciais e Aperfeiçoamento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Para os professores da rede pública, novidade! A UEMS também aprovou a oferta da licenciatura em Pedagogia a distância, pelo Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), e aguarda financiamento e definição dos polos em que o curso será ofertado. Com o foco ainda nos professores, enviou o projeto de aprovação do mestrado profissional em matemática.

“Posso dizer com certeza que UEMS e UAB funcionam como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades”, comemorou o reitor da UEMS, prof. Gilberto Arruda.

Atualmente a UEMS conta com infraestrutura localizada no centro de Dourados que está em fase de organização e em processo de licitação de laboratório de computação para 50 máquinas, estúdio de gravação e edição de vídeos-aula, bem como, salas de aula e dependências administrativas.