Um terremoto de 4,7 graus (escala Richter) atingiu o Haiti neste domingo, a cerca de 30 km (direção oeste) da capital Porto Príncipe, segundo informações do US Geological Survey (Instituto de Geofísica dos Estados Unidos).

O tremor foi registrado às 21h51 GMT (18h51, na hora de Brasília), num profundidade aproximada de 4,1 km, segundo o USGS.

A agência americana afirmou que o novo tremor foi precedido de um terremoto de 5,5 graus, a uma profundidade ainda maior, de 33 km.

Não há informações imediatas de danos ou feridos pelo novo tremor.

Mortos

O governo haitiano confirmou neste domingo que o número de mortos no país pelo terremoto do último dia 12 já atingiu 150 mil somente na região metropolitana de Porto Príncipe, no epicentro do tremor. Ao mesmo tempo, dezenas de países começaram a enviar representantes à cidade canadense de Montreal para discutir o que pode vir a ser um “Plano Marshall” específico para o país devastado por uma das piores tragédias recentes.

“Ninguém sabe quantos corpos estão enterrados sobre os escombros –200 mil, 300 mil? Quem sabe o número total?”, disse a ministra haitiana das Comunicações, Marie-Laurence Jocelyn Lassegue, à agência Associated Press.

Os números de vítimas do terremoto de 7 graus (escala Richter) podem variar conforme a fonte. O último balanço das Nações Unidas indicava um total de 111.481 mil cadáveres, enquanto ontem autoridades haitianas já estimavam um cifra na casa dos 120 mil, podendo chegar a 200 mil.

Especialistas afirmam que ainda há chances de que mais sobreviventes sejam encontrados nos escombros. Ontem, equipes de resgate internacionais conseguiram tirar com vida um homem de 24 anos, 11 dias após a tragédia que devastou o país. Wismond Exantus, soterrado sob os destroços de um mercado, alegou ter sobrevivido a base de refrigerantes e guloseimas. Ele passava o tempo rezando, cantando salmos ou dormindo.