Pular para o conteúdo
Geral

TRE-MS: eleitor deve investigar candidato, confiar na urna e não ceder a pressões

“O que está na Constituição é que todo o poder emana do povo (…) A liberdade de escolha do eleitor deve prevalecer. Ninguém pode saber e não saberá em quem eleitor votou”, disse o presidente do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul, Luiz Carlos Santini, comentando a segurança do voto durante entrevista […]
Arquivo -

“O que está na Constituição é que todo o poder emana do povo (…) A liberdade de escolha do eleitor deve prevalecer. Ninguém pode saber e não saberá em quem eleitor votou”, disse o presidente do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul, Luiz Carlos Santini, comentando a segurança do voto durante entrevista coletiva concedida ontem na sede do órgão, em .

A urna eletrônica é considerado um instrumento totalmente seguro pela Justiça Eleitoral. A máquina foi utilizada pela primeira vez em 1996. A Justiça Eleitoral informa que desde então, a urna foi submetida a diversos processos para aprimorar a segurança e inviolabilidade.

“Veja o passado e escolha o melhor”

O presidente do TRE-MS aproveitou a entrevista coletiva para mandar um recado ao eleitorado. “Veja o passado de todos e escolha o melhor”, mencionou.

Em Mato Grosso do Sul os 1.702.511 eleitores aptos a votar vão escolher seis nomes entre 333 candidatos cadastrados nas 5.149 urnas eletrônicas espalhadas pelo Estado, amanhã, dia 3.

No total, incluindo os candidatos a vice-presidente, vice-governador, primeiros e segundos suplentes de senador, são 355 nomes registrados no sistema de votação.

Neste ano, as fotos dos vices e dos suplentes de senadores aparecerão na urna. O horário de votação é das 8h às 17h. São obrigados a votar todos os eleitores de 18 a 70 anos. Eleitores de 16 e 17 anos, acima de 70 anos e os analfabetos têm voto facultativo.

Eleição tranquila

Ontem, ainda durante a entrevista coletiva , Santini explicou que as Forças Federais devem atuar somente em . No restante de Mato Grosso do Sul, a segurança nas eleições deverá ser garantida pela Polícia Federal pelas instituições do próprio Estado.

Apesar dos escândalos de corrupção que assolaram MS, a cúpula do TRE acretida que as eleições transcorrerão em clima de tranquilidade. “Em Dourados mesmo já está tudo calmo”, disse Santini, se referindo ao município, onde o prefeito Ari Artuzi, o vice Carlinhos Cantor, nove vereadores, secretários, assessores e empresários foram presos por corrupção.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prepare-se: Inmet alerta para chuvas, ventos fortes e geada em MS a partir desta segunda

Funsat retorna do ‘feriadão’ com 2.081 vagas de emprego em Campo Grande

Ópera francesa

Ópera francesa e filme de Béziat celebram a cultura francesa em espetáculo gratuito na UFMS

carta montanhista

Corpo de fotógrafo que morou em Campo Grande é encontrado no Peru

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Brasileira que caiu em vulcão na Indonésia continua desaparecida

Últimas Notícias

Cotidiano

De Spin a Crosser, leilão do Detran-MS tem mais de 120 veículos aptos à circulação

Ao todo, o leilão oferta 94 motocicletas e 33 automóveis

Brasil

Brasil condena ataques de Israel e dos EUA a instalações no Irã

Governo brasileiro condenou "com veemência" ataques militares de Israel e, mais recentemente, dos Estados Unidos, contra instalações nucleares "em violação da soberania do Irã e do direito internacional"

Cotidiano

Ação troca materiais recicláveis por alimentos de hortifrúti em Campo Grande

Senhas para troca de recicláveis serão distribuídas ao longo da semana nas duas unidades do Projeto Florestinha

Esportes

Dupla com atleta de MS, George/Saymon conquistam bronze no Rei e Rainha da Praia na Holanda

Com um formato diferenciado, foi finalizado neste domingo (22) a disputa do Rei e Rainha da Praia, realizado na cidade de Utrecht, na Holanda. As duplas campeãs foram a equipe holandesa Brouwer/Van de Velde e a brasileira Vitória/Hege