Geral

Traumatizada com corrupção, Dourados comemora 75 anos da cidade nesta segunda

A cidade de Dourados, segunda maior de Mato Grosso do Sul, comemora nesta segunda (20) 75 anos marcada pelo trauma que viveu após um esquema gigantesco de corrupção ser desmascarado.

Arquivo Publicado em 19/12/2010, às 12h55

None

A cidade de Dourados, segunda maior de Mato Grosso do Sul, comemora nesta segunda (20) 75 anos marcada pelo trauma que viveu após um esquema gigantesco de corrupção ser desmascarado.

A cidade sul-mato-grossense de Dourados, segunda maior de Mato Grosso do Sul, comemora nesta segunda (20) o aniversário de 75 anos marcada pelo trauma que viveu após um esquema gigantesco de corrupção ser desmascarado. Praticamente toda a cúpula da administração municipal eleita pelos douradendes dois anos atrás foi parar na cadeia.


O ex-prefeito Ari Artuzi (expulso do PDT), o ex-vice Carlinhos Cantor (PR), o presidente da Câmara Municipal, Sidlei Alves (DEM), e mais 8 vereadores, além de vários secretários municipais, foram presos pela Polícia Federal após as investigações da Operação Uragano. Todos foram acusados de envolvimento num esquema de desvio do dinheiro público com pagamento de propinas para os parlamentares, vice e o próprio prefeito, apontado como cabeça da quadrilha.


O “Furacão” (uragano, em italiano) atingiu Dourados no primeiro dia de setembro. De lá para cá, a cidade já foi administrada por um juíz de direito, viu os candidatos que elegeu renunciarem, um a um, de dentro da cadeia, e acabou na mão da vereadora Délia Razuk (PMDB), única que escapou das investigações.


Agora, com eleição extra marcada para o próximo dia 6 de fevereiro, os moradores de Dourados ainda demonstram o trauma com o escândalo. “Falei que era de Dourados lá em São Paulo, para onde viajei a trabalho, e todos tiraram uma onda: ah, você é da cidade onde todo mundo e corrupto?“, relembra um douradense.


Enquanto as novas eleições são preparadas a toque de caixa e os políticos correm para disputarem a vaga de prefeito, o aniversário do município será comemorado na próxima segunda-feira com programação tradicional, como o corte do bolo de 75 metros.


A Prefeitura também anunciou a inauguração da reforma do aeroporto Francisco de Mattos Pereira. Construído na década de 70 e sem nunca ter sido reformado, o aeroporto passou por readequações. O sistema de atendimento foi ampliado, permitindo a transição da categoria 2 para 3, o que vai possibilitar pouso e decolagem de aviões maiores.


Atualmente o aeroporto de Dourados possui três voos diários, sendo um para São Paulo, um para Campo Grande e outro para Curitiba.


Programação Oficial


A comemoração do aniversário de Dourados, no dia 20, começa às 7h, com um encontro de seresteiros, no salão da Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição. Às 7h30 acontecem, na Praça Antonio João, salva de tiros, hasteamento de pavilhões e apresentações da Banda Oficial do Exército e de vários corais como o Garaoby e Ebenezer.

Em seguida, às 9h será cortado um bolo de 75 metros. A partir das 9h até às 18h ficará aberta, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em anexo à Praça Antonio João, a Exposição Nossa História.

Será realizado ainda, das 8h às 17h o Torneio de Rebatidas “Cidade de Dourados”, no Campo Aroeira, localizado na rua Floriano Brum, na Vila Maxwell.

A formatura da 2ª Turma de 2010 de patrulheiros mirins será às 9h, na sede da Patrulha Mirim, na Rua Projetada E, 210, João Paulo II. No Estádio Frédis Saldivar, às 9h, acontece a 12ª Taça da Integração Cidade de Dourados.

O sorteio da Campanha Natal Dourado da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) será na Praça Antonio João, às 10h.

Os moradores do distrito de Indápolis também comemoram o aniversário de Dourados com a inauguração de um posto policial e com a entrega de veículos oficiais à Unidade Básica de Saúde do distrito. A solenidade será às 14h, no Centro Social Urbano de Indápolis.

A missa em Ação de Graças pelos 75 anos do município ocorre às 19h, na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição.

A comemoração será encerrada na Praça Antonio João, às 20h, com apresentação da Banda Lira Douradense, da Banda Musical Artilharia do Som e da Orquestra Jovem Moinho Cultural Sul Americano.

Jornal Midiamax