Os candidatos que participam da campanha deste ano tem até amanhã para prestar contas da primeira parcial de gastos de campanha. O prazo teve início no dia 28/7. A entrega do relatório parcial pode ser feito pela internet.

Segundo Nivaldo Azevedo, coordenador de Controle do TRE, explica que esse procedimento é importante e auxilia na realização de uma eleição com maior lisura.

“Teremos essa primeira etapa de prestações [que termina amanhã] depois entre os dias 28/8 e 3/9, que são as contas parciais. Depois o candidato deve apresentar prestação de contas final até às 19 h do dia 2/11. Apenas a apresentação das contas finais é que é feita pessoalmente, nas duas parciais o candidato tem a facilidade de entregar pela internet”, explica.

Para Azevedo, esse sistema de prestação de contas parciais permite ao TRE e a população acompanhar o processo eleitoral com maior transparência. “É obrigatório que o candidato faça isso e por ai vamos conseguir acompanhar se há abuso de poder econômico e também realizar uma fiscalização prévia durante todo o processo eleitoral”, afirma.