Missão empresarial organizada pela Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo) e Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) segue hoje (19) para Assunção, capital do Paraguai, onde vai participar do 12º Congresso de Supermercados Paraguaios, que acontece até o próximo sábado (23) no Centro de Convenções da Conmebol. Ao todo, integram o grupo representantes de 12 empresas do Estado – ADM do Brasil, Alimentos Fujii, Bunge Alimentos, Cachaça Velho Casario, D’Itália Indústria e Comércio de Plásticos, Dolce Mondo, Fibria, Battiston & Barbosa, River Alimentos, Semalo Indústria e Comércio de Alimentos, Strut Alimentos e Vó Erminia Alimentos.

Segundo o coordenador do CIN (Centro Internacional de Negócios da Fiems) da Fiems, Fábio Fonseca, a missão conta com empresas de diferentes segmentos industriais, como alimentos, bebidas, plásticos, celulose e metal-mecânica. “Trata-se de um evento de capacitação em que os fornecedores e supermercados reúnem-se para abordar questões em comum. Além disso, serão apresentados estudos de mercado que foram realizados exclusivamente para o congresso e realizadas palestras com especialistas de renome internacional, abordando as últimas novidades do setor de supermercados no mundo”, detalhou.

A programação começa nesta quinta-feira (20) com cerimônia de abertura, visita ao Museu de Futebol, painel de debate sobre economia e contrabando e palestra com os temas “O Comprador e a Atualidade do Varejo no Paraguai” e “Processos Burocráticos de Exposição”. Na sexta-feira (21/10) terão continuidade as palestras com os temas “Negócios amigáveis com Meio Ambiente”, “Quatro Gerações Convivem com a Empresa”, “Sustentabilidade – Envasamento em Pet Sustentável”, “Oceano Azul – Corrente Principal do Supermercadismo Atual”, “EDI no Paraguai – Tecnologia e Inovação nas Relações Comerciais”, “Tendências e Novidades do Supermercadismo” e “O Futuro do Mundo e as Oportunidades para América Latina”.

Fábio Fonseca explica que, como o grupo retorna a Campo Grande na madrugada de sábado (23), os representantes das 12 indústrias que integram a missão devem aproveitar ao máximo os dois do congresso para estreitar as relações com o mercado paraguaio, inserindo os produtos sul-mato-grossenses. “O Paraguai tem facilidades em importar nossos produtos, pois é um país integrante do Mercosul e Mato Grosso do Sul tem facilidades por fazer fronteira com aquele país”, explicou aos participantes da missão durante reunião preparatória realizada na tarde desta segunda-feira (18) na Casa da Indústria, em Campo Grande, para detalhar o roteiro de viagem, repassar orientações e os documentos de viagem pela agência contratada, além de solucionar as dúvidas.

(Com informações Fiems)