Soma imprecisa de pesquisa para governador de MS decorreria de arredondamentos
Pesquisa Ibope divulgada pela TV Morena para o cargo de governador causou questionamento entre os eleitores do site Midiamax em razão da soma das intenções de voto dos candidatos com o número de indecisos, brancos e nulos não totalizar 100%. Conforme a direção da TV, a metodologia do Ibope já prevê resultados finais diferentes de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pesquisa Ibope divulgada pela TV Morena para o cargo de governador causou questionamento entre os eleitores do site Midiamax em razão da soma das intenções de voto dos candidatos com o número de indecisos, brancos e nulos não totalizar 100%. Conforme a direção da TV, a metodologia do Ibope já prevê resultados finais diferentes de 100% devido aos arredondamentos necessários para compor os índices.
Se somados os índices obtidos pelo governador André Puccinelli (52%), por Zeca do PT (33%), Nei Braga (1%), os indecisos (8%) e os votos brancos e nulos (5%), o resultado final é 99%.
Conforme a metodologia utilizada pelo Ibope, a soma final pode oferecer resultados de 98% ou até 102%, isso dentro das regras previstas pelo instituto. “Os resultados das pesquisas podem não totalizar 100% das respostas. Isso ocorre devido a arredondamentos e não a erros”, diz o Ibope em seu site oficial no link que explica a metodologia das pesquisas realizadas pelo instituto. Veja aqui
A reportagem buscou contato com o Ibope para pedir detalhes sobre a variação da pesquisa para governador de MS, mas por ser sábado ninguém do setor de levantamentos eleitorais pode atender. Na assessoria de comunicação social também não expediente.
Impugnação
A pesquisa chegou a ser impugnada pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul a pedido da coligação “A Força do Povo” liderada pelo ex-governador Zeca do PT. Contudo, a medida judicial não impediu a divulgação de seus números.
O pedido de impugnação contestou a metodologia da pesquisa e os questionários aplicados. O Ibope informou ter ouvido 812 pessoas entre os dias 10 e 12 de agosto. Registrada sob o número 22.907/2010 no TRE-MS. Saiba detalhes na notícia relacionada.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Menino de 3 anos morre afogado enquanto brincava em caixa d’água em Caarapó
Vítima recebeu massagem cardíaca, mas, não resistiu
Copa São Paulo abre hoje temporada do futebol brasileiro em 2025
“Copinha” tem novidades com jogos gratuitos e entrada no estádio por reconhecimento facial
Vídeo: bate-boca marca eleição da presidência da Câmara de Vereadores de Porto Murtinho
Confusão ocorreu após uma das duas chapas ter sido anulada e Polícia Militar foi chamada a intervir
Após ter pedido negado e mesmo afastado, Chadid vai ao STJ para voltar a receber R$ 98 mil
Conselheiro afastado do TCE-MS por suspeita de corrupção alegou ‘dificuldades’ em viver com salário de R$ 45,7 mil
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.