Sol forte e baixa umidade continuam e Estado já tem situação de emergência com clima seco
Sem previsão de chuva, especialistas e populares dão dicas para combater os efeitos do clima seco e quente na saúde. Cuidados com atividades físicas e alimentação são necessários para diminuir riscos.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Sem previsão de chuva, especialistas e populares dão dicas para combater os efeitos do clima seco e quente na saúde. Cuidados com atividades físicas e alimentação são necessários para diminuir riscos.
Campo Grande amanheceu neste sábado (28) com sol forte, muito calor e clima seco. No interior do estado a situação não é diferente. Na região do Pantanal, a umidade do ar atingiu apenas 6% e Corumbá entrou em estado de emergência ontem. A previsão do tempo não é animadora. Após cogitarem a possibilidade de chuva para amanhã (29), a maioria dos institutos de meteorologia informam expectativa de mais um domingo seco.
Segundo o Jornal do Tempo/Uol, no domingo haverá “predomínio de sol, apenas com pouca variação de nuvens”. As temperaturas devem variar entre 19°C na manhã e 36°C à tarde, quando também está prevista a menor umidade relativa do ar, de 12%. Para piorar, justo neste horário mais crítico, os ventos não devem passar de 3Km/h, aumentando a sensação térmica.
Os profissionais de saúde alertam para necessidade de adaptar a programação do domingo para as condições climáticas. Nada de atividades físicas pesadas nem exposição desnecessária ao sol e muita hidratação com ingestão de água são as principais dicas.
“Eu suspendi minha caminhada diária faz uns sete dias, porque não adianta andar com um clima desse. Ao invés de ajudar, vai piorar minha saúde”, conta o aposentado Rodolfo de Castro, 67 anos, que diariamente caminhava por até 40 minutos na Praça do Papa, zona oeste da Capital.
Crianças e idosos merecem atenção especial às condições respiratórias com uso de umidificadores ou medidas caseiras como uso de panos molhados nos cômodos. “Uma solução prática que uso é molhar o piso da varanda umas duas vezes por dia. A água seca rápido, mas a gente sente um alívio para respirar enquanto isso”, conta Rute Lima, 34 anos, que mora em bairro sem asfalto na periferia de Campo Grande.
Alimentação deve ser mais leve
Com a estiagem prolongada, é comum a sensação de indisposição para comer devido ao aumento da temperatura corporal, segundo os especialistas. Segundo a nutricionista Angélica de Oliveira, colunista do Sitemedico.com.br, essa indisposição pode ser causada também pela alimentação inadequada. Os erros mais comuns são ficar sem se alimentar por muitas horas, pular o café da manhã, ingerir alimentos pesados e gordurosos e esquecer de se hidratar durante todo o dia.
Notícias mais lidas agora
- BNDES libera R$ 18,5 milhões de crédito para expansão da internet banda larga em MS
- VÍDEO: Motociclista morto na Ernesto Geisel foi arremessado ao bater de frente com carro em Campo Grande
- Homem é assassinado com tiros na cabeça e tórax dentro de carro em Ladário
- Guerra de facções: ‘Tico’ é executado com oito tiros pelo Comando Vermelho; cinco são presos
Últimas Notícias
Morre Evandro Teixeira, um dos maiores fotojornalistas do Brasil, aos 88 anos
Em suas imagens em preto e branco, Evandro registrou momentos icônicos da história brasileira
Defensoria Pública de MS atualiza Carta de Serviços ao Usuário
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul atualizou a Carta de Serviços ao Usuário, disponibilizada no portal institucional. Segundo o defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, o documento, composto por 81 páginas detalhadas, tem como objetivo principal informar a população sobre os serviços oferecidos pela Defensoria e os compromissos assumidos pela instituição quanto aos padrões…
Justiça Federal inicia Semana da Conciliação com serviços a indígenas e ribeirinhos
Serviços a indígenas e ribeirinhos de Porto Murtinho
Mais de 1,45 mi de famílias passaram a ter dívidas nos últimos anos
A pesquisa ouviu 18 mil famílias em 27 capitais em julho
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.