Geral

Site do TSE orienta eleitor

A duas semanas das eleições, o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é uma boa fonte para o eleitor que precisa conhecer mais sobre os candidatos que disputam o seu voto. Além disso, a página também disponibiliza serviços importantes, como a consulta ao local de votação e à situação do título de eleitor e a […]

Arquivo Publicado em 19/09/2010, às 15h24

None

A duas semanas das eleições, o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é uma boa fonte para o eleitor que precisa conhecer mais sobre os candidatos que disputam o seu voto. Além disso, a página também disponibiliza serviços importantes, como a consulta ao local de votação e à situação do título de eleitor e a impressão de justificativas por não comparecimento.

Pelo sistema Divulgacand, o eleitor tem acesso aos dados de todos os candidatos às eleições deste ano. Foto, número, grau de instrução do candidato, ocupação, proposta de governo, declaração de bens, certidões criminais e prestação de contas parciais relativas à campanha podem ser acessados pelo sistema contido no site do TSE.


O sistema permite ainda o acesso à situação do registro do candidato na Justiça. Esse último dado é uma ferramenta importante no ano em que a Lei da Ficha Limpa entrou em vigor, pois muitos registros ainda estão pendentes de avaliação judicial. O eleitor também pode checar todos os candidatos que concorrem a determinado cargo.


Um serviço que é útil para o cidadão que não se lembra se está em dia com a Justiça Eleitoral é o acesso à situação do seu título. A falta de pagamento de multas e a ausência no dia da eleição sem justificativa, por exemplo, causam débitos com a Justiça Eleitoral que impedem o eleitor de votar.


Quem não se lembra do seu local de votação também pode tirar a dúvida no site do TSE. Na área Serviços ao Eleitor, o local de votação pode ser acessado com o preenchimento do nome completo, data de nascimento e o nome da mãe.


O eleitor que não estiver em sua cidade no dia das eleições também poderá imprimir a justificativa de não comparecimento pelo site do TSE. A justificativa pode ser entregue em qualquer local de votação no dia das eleições ou em qualquer cartório eleitoral até o dia 3 de dezembro. Vale lembrar que a justificativa também deve ser apresentada em relação ao segundo turno, se houver.

Jornal Midiamax