O Ministério da Educação (MEC) informou que o Sistema de Seleção Unificada (SisU) está funcionando normalmente neste domingo (31), sem falhas ou lentidão. Segundo o MEC, as inscrições passam de 226 mil. Um novo balanço deve ser divulgado esta tarde, de acordo com a assessoria.

O SiSU permite que estudantes se candidatem a cursos de instituições de ensino superior pela internet com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições ficam abertas até o dia 3 de fevereiro.

Durante a manhã de sábado (30) o sistema apresentou lentidão. O MEC registrou 13 mil reclamações por parte de estudantes que tentaram acessar o SiSU sem sucesso. De acordo com o ministério, o problema foi provocado por ajustes na configuração dos equipamentos de acesso à internet. O MEC disse que os problemas foram sanados no início da manhã, mas as reclamações continuaram ao longo de todo o dia de sábado.

Neste domingo, uma parcela dos internautas comunicou ao G1 que está conseguindo entrar no sistema sem dificuldade. Para os candidatos que receberam aviso de “dados inválidos”, o MEC lembra que para acessar o sistema é preciso informar tanto a senha quanto o número de inscrição do Enem. O candidato que tiver perdido a senha pode recuperá-la no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep): www.inep.gov.br

Segundo o MEC, o sistema será monitorado por uma equipe técnica durante o dia. As inscrições ficam abertas entre 6h e 23h59. A central de atendimento do ministério também vai funcionar para tirar dúvidas dos candidatos no 0800 616161. Além do telefone o contato pode ser feito no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/falecomagente.html.