Pular para o conteúdo
Geral

Servidores públicos comemoram aprovação da convenção coletiva

Com a mobilização das centrais sindicais e de entidades representativas dos servidores públicos, especialmente a CSPB- Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, o relator senador Geraldo Mesquita (PMDB-AC), encaminhou para votação, na Comissão de Relações Exteriores do Senado, a ratificação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A matéria foi apro...
Arquivo -

Com a mobilização das centrais sindicais e de entidades representativas dos servidores públicos, especialmente a CSPB- Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, o relator senador Geraldo Mesquita (PMDB-AC), encaminhou para votação, na Comissão de Relações Exteriores do Senado, a ratificação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A matéria foi aprovada por unanimidade e agora depende de aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para ser apreciada em Plenário. Aprovada no Senado, o projeto da Convenção 151 retornará à Câmara dos deputados, onde já foi aprovada em outubro de 2009.

 

A Convenção 151 da OIT, que assegura a negociação coletiva no setor público, entre outras medidas de proteção aos direitos sindicais dos servidores públicos, é uma bandeira histórica da CSPB. Na verdade é uma luta que a CSPB iniciou muito antes de existir a Convenção 151, que seria aprovada em 27 de junho de 1978. Desde os anos 60, a Confederação dos Servidores Públicos reivindicava a regulamentação das relações de trabalho no setor público. Tanto é que, em 1963, o deputado mineiro, Marco Antônio Coelho, apresentou na Câmara dos Deputados o primeiro projeto de organização sindical dos servidores públicos, construído em congressos da CSPB. Na época, a CSPB defendia a aplicação das disposições da Convenção de 1949, relativa ao Direito de Organização e Negociação Coletiva para todos os trabalhadores. O golpe de 1964 e a Ditatura Militar que se implantou no País impediram a aprovação do projeto.

 

Segundo o Presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, -este é o ano da aprovação definitiva da Convenção 151 OIT que significa, para os servidores públicos, a carta de alforria para representar de forma ampla e efetiva a categoria profissional dos servidores públicos-.

  

O Secretário Geral da CSPB, Sebastião Soares, que também é o atual Secretário Geral da UIS-Serviços Públicos, destaca a importância da Convenção 151. -Trata-se de instrumento indispensável para assegurar os direitos sindicais de todos os servidores públicos, especialmente com relação à negociação coletiva e a proteção das entidades sindicais. É uma luta histórica da CSPB e que, só agora, pode chegar a um final feliz. Mas ainda precisamos manter a mobilização, fazer pressão e buscar a tramitação mais rápida do projeto para que esse direito seja, finalmente, conquistado-, afirmou. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Receitas do Governo de MS no bimestre tiveram leve aumento de 0,37% em comparação com valor previsto

peritos de crimes famosos vem a mato grosso do sul telma rocha ricardo salada

Peritos de crimes famosos, Telma Rocha e Ricardo Salada vêm a Mato Grosso do Sul

Troca de tiros entre seguranças e homens vestidos com coletes da polícia feridos na fronteira com MS

Morre Leandro Abusado, funkeiro famoso nos anos 2000, após contrair doença rara

Notícias mais lidas agora

Tapete cobrindo corpo, câmeras de segurança: o que se sabe sobre morta jogada em vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passo (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

carne

Tarifaço Trump: carne produzida em MS é vendida para mercado interno e outras exportações

‘Geral e disciplina’ de facção orquestraram execução de membro do PCC em MS

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Frio não espanta e ação de emprego em atacadista atrai candidatos no Jardim América

Candidatos passam por atendimento prévio, entrevista e, caso aprovados, já realizam exame admissional para saírem empregados

Cotidiano

Vai viajar? BR-163 tem 32 trechos interditados nesta terça-feira

Rodovia tem 10 pontos interditados e 22 funcionando em esquema “Pare e Siga” em Mato Grosso do Sul

Brasil

Assessoria de Alckmin nega que governo tenha pedido exclusão de setores no tarifaço

Foco do governo continua na negociação geral em torno da tarifa de 50%

Polícia

‘Ajudava a todos’, destacam moradores de Terenos sobre mulher jogada na vala pelo amante

Polícia não descarta possibilidade de reconstituição para o crime