O Senai realiza, nesta segunda-feira (13/09), em Campo Grande, o “Workshop – Logística como Ferramenta Competitiva nas Empresas” e entregar o Centro de Operações Logísticas. O primeiro evento será realizado, a partir das 17 horas, no auditório térreo do Edifício Casa da , enquanto o segundo será às 19h30 na FatecSenai Campo Grande, onde o presidente da Fiems, Sérgio Longen, vai inaugurar o bloco construído no complexo da faculdade do Senai para abrigar o Centro de Operações Logísticas.

Durante o workshop será realizada a palestra “Logística como ferramenta competitiva nas empresas” pelo consultor Luiz Eduardo Simão, do Senai de Santa Catarina, sendo que logo na seqüência será aplicada uma pesquisa de demanda em serviços e educação em logística com os empresários presentes ao evento. Após o workshop, os participantes serão convidados para se deslocar até a FatecSenai para a entrega do Centro de Operações Logísticas, que conta com estrutura para atuar na educação profissional e serviços técnicos e tecnológicos que compõe o Programa de Gestão Logística do Senai Nacional.

Segundo o gerente de educação e desenvolvimento tecnológico do Senai, Jesner Escandolhero, a partir da inauguração estarão disponíveis cursos de qualificação e de aperfeiçoamento e, a partir do próximo ano, o Centro vai oferecer curso técnico de operações logísticas. “Na qualificação, são cursos de auxiliar logístico de suprimentos, auxiliar logístico de produção e auxiliar logístico de transporte, além de vários cursos de aperfeiçoamento”, detalhou, acrescentando que o local está equipado com simuladores e toda a infra-estrutura técnica necessária para atendimento das demandas das indústrias.

Ele ressalta também que no rol dos serviços que serão disponibilizados ainda neste ano estão os estudos de arranjos de layout, dimensionamento e planejamento de estoques, balanceamento de linhas de produção, mapeamento do fluxo de valores, otimização de produção, modelagem e simulações do ambiente fabril, estudos e viabilidade de implantação de sistemas diversos, entre outros. O local ainda dispõe de laboratório de informática com aplicativos de simulação virtual de operações logísticas, maquete de simulação de operações de transportes em quatro níveis (ferroviário, aeroviário, hidroviário e rodoviário) e armazém didático para simulação de operações de suprimentos.

“A logística não é uma área de atuação profissional nova, mas, devido ao crescente desenvolvimento industrial de Mato Grosso do Sul, ainda se trata de uma novidade no Estado. Por isso, o Senai, atento às necessidades e tendências do mercado, entende como estratégica a criação desse centro para qualificar a mão de do setor”, declarou Jesner Escandolhero, lembrando que os técnicos do Senai já participaram de capacitações internacionais para conhecer a realidade de outros países no que diz respeito à logística.