Pular para o conteúdo
Geral

Senador do MS recebe parecer do novo Código de Processo Civil

A Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça encaminhou ao Senador Valter Pereira (PMDB-MS) o parecer preliminar sobre o PLS 166/10, que institui o novo Código de Processo Civil. O PLS 166/10 foi elaborado a partir dos trabalhos de uma Comissão de Juristas, instituída pelo Ato nº 379, de 2009, do presidente do […]
Arquivo -

A Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça encaminhou ao Senador Valter Pereira (PMDB-MS) o parecer preliminar sobre o PLS 166/10, que institui o novo Código de Processo Civil.

O PLS 166/10 foi elaborado a partir dos trabalhos de uma Comissão de Juristas, instituída pelo Ato nº 379, de 2009, do presidente do Senado Federal, e está sob a relatoria de Pereira na Comissão Especial.

O parecer, elaborado em conjunto pela Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ) e pela Secretaria de Assuntos Legislativos (SAL), do Ministério da Justiça, contém uma série de sugestões pontuais referentes aos dispositivos considerados relevantes, bem como sobre as 108 emendas apresentadas à comissão.

Além das manifestações preliminares contidas no documento, o Ministério da Justiça se comprometeu a acompanhar com os sub-relatores as emendas eventualmente apresentadas, com a finalidade de aperfeiçoar ainda mais o texto do novo CPC.

Além de sugerir a preservação das inovações trazidas pelas recentes leis que introduziram uma série de reformas processuais, sobretudo aquelas aprovadas na esteira dos “Pactos

Republicanos de Reforma do Judiciário” coordenados pela SRJ, o Ministério da Justiça sugeriu a supressão de dispositivos que pudessem impor qualquer restrição à disseminação da mediação e da conciliação como mecanismos alternativos para a solução de conflitos.

O MJ, a partir de sugestões do Banco Central, propôs ainda a reformulação do procedimento sugerido para a regulamentação do uso do BacenJud – sistema utilizado pelos magistrados para bloquear recursos depositados em contas bancárias, para assegurar o pagamento de dívidas judiciais. De acordo com o Ministério, é importante aumentar a agilidade do procedimento para a liberação de recursos e contas bloqueados indevidamente ou bloqueados em razão de dívida já paga.

Por fim, propôs que a discussão sobre a eliminação de processos findos fosse feita no contexto da lei de arquivos públicos, tendo em vista a importância que esses documentos possuem para a preservação da história jurídica do país.

Para o Secretário de Reforma do Judiciário, Marivaldo de Castro Pereira, “a posição do Ministério, construída a partir dos debates promovidos no âmbito do governo em conjunto com a Secretaria de Assuntos Legislativos, a Subchefia para Assuntos Jurídicos e a Advocacia Geral da União, além de assegurar os avanços trazidos pelas recentes reformas processuais, buscou adequar alguns pontos do texto aos princípios e diretrizes que orientam a política de reforma processual e de implementação de políicas públicas empreendidas pelo Governo Federal, por meio da Secretaria de Reforma do Judiciário, em parceria com os Poderes Judiciário e Legislativo”.

Ainda de acordo com o Secretário, “os ajustes propostos buscam harmonizar o texto com as políticas de ampliação do acesso à Justiça, de combate à morosidade e de modernização do sistema de Justiça empreendidas pelo Ministério”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Na França, prisioneiro foge da cadeia escondido em bolsa de roupas sujas de outro detento

MEC publica portaria que regulamenta as novas regras do EAD

Brasil vai ingressar contra Israel em ação por genocídio na Corte de Haia

Portugueses do Manchester United prestam homenagem a Diogo Jota e seu irmão em Anfield

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Fazendeiro que ‘tomou dores’ do filho e matou vizinho de cerca é preso em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Comércio de MS deve lucrar em torno de R$ 300 milhões no Dia dos Pais

Pesquisa de intenção de consumo revela interesse dos consumidores

Mundo

Voo para os EUA tem alarme falso de bomba após mensagem de ‘descanse em paz’ em celular

Passageira viu mensagem no celular de outra pessoa e acreditou que teor da conversa era sobre o voo em que estava

Brasil

Peixe BR: tarifa de 50% dos EUA atinge diretamente o setor e é preciso restabelecer diálogo

Produtos brasileiros de cacau também serão prejudicados pelas tarifas

Mundo

Trump ameaça tarifas de até 100% contra Rússia em 50 dias se não houver acordo sobre Ucrânia

Presidente norte-americano afirmou ainda que deve enviar mair armas para a Ucrânia