Pular para o conteúdo
Geral

Sem-terra ocupam fazenda em Amambai

De acordo com a coordenação do movimento, a fazenda está sob domínio do INCRA e deveria ter sido loteada no ano passado
Arquivo -

De acordo com a coordenação do movimento, a fazenda está sob domínio do INCRA e deveria ter sido loteada no ano passado

Um grupo de aproximadamente 100 famílias de agricultores sem-terra ligados a FAF (Federação da Agricultura Familiar) ocuparam na tarde dessa segunda-feira (22) a sede das terras da Fazenda Piquenique, situada a cerca de 50 quilômetros da cidade de .

De acordo com a coordenação do movimento, a fazenda, que tem capacidade para abrigar pelo menos 65 famílias, está sob domínio do INCRA e deveria ter sido loteada no ano passado, mas a lentidão do Instituto e a morosidade da Justiça Federal em tomar decisões sobre questões pendentes têm atrapalhado o processo de separação dos lotes e consequentemente aumentado a angústia das famílias, que já deveriam estar produzindo nas terras, mas hoje permanecem vivendo em condições subumanas, embaixo de barracos de lona.

Sem-terra querem desocupação da área

De acordo com os coordenadores da ocupação dessa segunda-feira, o objetivo dos agricultores, que prometem permanecerem na fazenda e começar a lotear por conta própria a propriedade rural é forçar o Governo a promover a desocupação da área, que hoje é ocupada por um arrendatário que planta lavoura e cria gado. Segundo os sem-terra, que depois de ocuparem a propriedade já começaram a preparar o solo e plantar, quando o STF (Supremo Tribunal Federal) deu ganho de causa ao INCRA e determinou a imediata desocupação da área para fins de reforma agrária, o Instituto teria notificado o arrendatário das terras para desocupar a fazenda, retirando o gado existente no local assim que terminasse a colheita da lavoura plantada.

Segundo a FAF a notificação venceu em novembro do ano passado (2009), mas as terras, já denominadas como pela FAF como o “Assentamento Magno de Oliveira”, não foram desocupadas, pelo contrário, o gado foi mantido na propriedade rural e novas lavouras voltaram a ser plantadas, sem que o INCRA tomasse nenhuma medida para impedir. “Nosso objetivo com essa ocupação é forçar o INCRA e as autoridades a cumprirem logo essa determinação do Supremo e assentar de vez essas famílias”, disse José Lino, diretor de reforma agrária da Federação da Agricultura Familiar em Mato Grosso do Sul.

A Piquenique

A Fazenda Piquenique é tema de polêmica junto a Justiça e se tornou um caso atípico no processo de reforma agrária em Mato Grosso do Sul.

As informações dão conta que a propriedade havia sido vendida pelo dono original a produtores rurais de , mas como os compradores haviam pagado apenas uma parte do valor combinado, o dono teria voltado atrás e comercializado as terras com o INCRA para fins de reforma agrária e o Governo, através do Instituto, inclusive teria pagado pelas terras.

Os compradores da área contestaram a venda na Justiça e hoje existe uma “briga judicial” entre os compradores e o antigo dono das terras pelo imóvel rural na Justiça.

Segundo a FAF para o STF a questão já foi definida, a propriedade já é de fato do INCRA e já deveria ter se tornado assentamento rural.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Idoso morre após cair da cama e passar por cirurgia em Campo Grande

Ministério anuncia R$ 2 milhões para levar água à indígenas em Dourados

Como usar o ChatGPT e a inteligência artificial para analisar dados e apostar com mais estratégia

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Direita realiza adesivaço pró-Bolsonaro na Afonso Pena com pedidos de Fora Lula e Moraes

Últimas Notícias

Esportes

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Com o empate, o Cruzeiro segue na liderança do Brasileirão com 34 pontos

Polícia

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

Operação aconteceu em Pedro Juan Caballero, próximo a Ponta Porã

Política

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

No pedido, os deputados argumentam que as restrições judiciais aplicadas ao ex-presidente são "severas e desproporcionais"

Esportes

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

O confronto foi marcado por falhas defensivas do time carioca e pelo fim do jejum de gols do atacante Vitor Roque