Geral

Saúde teme epidemia de dengue em Ponta Porã

A proximidade da época chuvosa traz de volta uma grande preocupação para as autoridades de saúde de Ponta Porã: a possibilidade de ocorrer uma epidemia de dengue na cidade. De acordo com o Ministério da Saúde, o Mato Grosso do sul está na relação de 10 estados em que pode ocorrer uma epidemia da doença. […]

Arquivo Publicado em 21/09/2010, às 14h18

None

A proximidade da época chuvosa traz de volta uma grande preocupação para as autoridades de saúde de Ponta Porã: a possibilidade de ocorrer uma epidemia de dengue na cidade. De acordo com o Ministério da Saúde, o Mato Grosso do sul está na relação de 10 estados em que pode ocorrer uma epidemia da doença.


O secretário municipal de saúde, Josué Lopes, faz um apelo à população: “a hora de cuidarmos é agora, quando não está chovendo. Temos que impedir a todo custo a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Para isso, temos que eliminar os locais em que o mosquito se prolifera. Estamos fazendo nossa parte,. Mas todos precisam colaborar”, afirmou.


Os agentes estão diariamente efetuando trabalho de visitas em Ponta Porã. Terrenos baldios e residências são visitados permanentemente. O objetivo é conscientizar os moradores para que evitem deixar locais que acumulam água, como vasos de plantas, garrafas, pneus.


O trabalho tem dado bons resultados, mas a preocupação é grande. Os pneus velhos estão sendo recolhidos. Este ano, a secretaria de saúde já mandou cinco caminhões para Campo Grande. São cerca de 100 toneladas de pneus usados que foram recolhidos nas borracharias e levados para o depósito, que funciona no bairro Residencial Ponta Porã.


“Este é um trabalho incessante. Graças a Deus estamos conseguindo recolher os pneus. Não temos notificação de dengue há dois meses. Mas não podemos descuidar. Neste momento, o índice de infestação do mosquito é praticamente zero, mas quando voltar a época de chuvas, a situação pode se complicar. Nosso objetivo é evitar que isso ocorra”, afirma Raquel Bortolini, Coordenadora Municipal do Centro de Controle de Zoonoses.


Ela informa que o recolhimento dos pneus é uma iniciativa desenvolvida pela Prefeitura através das secretarias de Saúde ( através do CCZ) e Infra-estrutura ( que efetua o recolhimento dos pneus). “Um trabalho que conta com todo o empenho dos secretários Helio Peluffo e Josué Lopes”, assegura Raquel. “Eles buscaram e viabilizaram a parceria com a empresa que faz a reciclagem dos pneus velhos”, ressaltou.


Os pneus recolhidos em Ponta Porã são levados para Campo Grande onde são transformados em materiais de construção (concreto) e asfalto.

Jornal Midiamax