Geral

Prorrogadas as inscrições para apresentar trabalho no X Erea

Os professores de escola estadual que quiserem apresentar trabalhos no 10º Encontro Regional do Ensino de Astronomia podem se inscrever até o dia 6 de outubro. O X Erea acontece pela primeira vez no Centro-Oeste, de 13 a 17 de outubro, em Campo Grande, e será realizado com o apoio do Estado de Mato Grosso […]

Arquivo Publicado em 16/09/2010, às 17h02

None

Os professores de escola estadual que quiserem apresentar trabalhos no 10º Encontro Regional do Ensino de Astronomia podem se inscrever até o dia 6 de outubro. O X Erea acontece pela primeira vez no Centro-Oeste, de 13 a 17 de outubro, em Campo Grande, e será realizado com o apoio do Estado de Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Estado de Educação (SED).


Para se inscrever como apresentador de trabalho é necessário preparar um pôster com as dimensões entre A3 e A4. O pôster deve conter título, nome(s) e e-mail do(s) autor(es), instituição (escola, universidade, estabelecimento de cada autor), resumo, palavras-chave, texto (sugestão de sub-itens: introdução, fundamentação, metodologia, resultados, considerações finais) e referências bibliográficas. As normas para citações e referências devem seguir a ABNT.


Não há exigências rígidas quanto às normas sobre o tipo e tamanho das fontes, cores, espaçamentos, parágrafos, quantidade de palavras etc, sendo o bom senso e os trabalhos anteriores de outros eventos os critérios para a elaboração.


Depois de submetido, pelo site do evento (www.erea.ufms.br) no link “cadastro” e “apresentação de trabalhos, o trabalho passará por uma avaliação pelo Comitê Científico. Se aprovado, o trabalho deverá ser apresentado em forma de pôster durante os horários especificados na programação do X Erea (“intervalos para apresentação de painéis/pôsteres”). O resultado da avaliação do trabalho será enviado por e-mail até o dia 1º de outubro.


Para se inscrever como ouvinte, basta preencher os dados no site, no link “cadastro” e “inscreva-se no X Erea”, selecionar os minicursos, oficinas e palestras que pretende participar e entregar, no local e data do evento, 1 kg de alimento não perecível como taxa simbólica de inscrição. As inscrições para ouvintes vão até o dia 6 de outubro.


O Erea é um evento realizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia com a finalidade de divulgação do ensino da astronomia nas escolas. O público alvo são os professores (de várias disciplinas) das escolas públicas, a quem será divulgada a astronomia, astronáutica, ciência e tecnologia, tendo como objetivo, maior interação dos alunos do ensino fundamental e ensino médio com essas matérias.


Durante o encontro, que acontece no Memorial da Cultura, em Campo Grande (MS), serão realizadas palestras, oficinas, exposições de astronomia e astronáutica, observações astronômicas, oficinas de montagens de foguetes. Serão também realizadas outras atividades voltadas à inovação no ensino de astronomia, astronáutica, ciência e tecnologia. “Cada escola participante receberá um galileoscópio, para as atividades com os alunos. O objetivo é instrumentalizar o professor para trabalhar com astronomia”, afirma Rodolfo Langhi, um dos organizadores do evento e professor do curso de Física da UFMS.


Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Jornal Midiamax