Pular para o conteúdo
Geral

Promoção de celular ”Pula-Pula”, que foi febre e alvo de golpes em MS, chega ao fim

Termina em 31 de dezembro a validade das promoções "Pula-Pula", que foram febre em Mato Grosso do Sul com a popularização dos celulares pré-pagos e chegaram a manter um mercado paralelo para os simcards
Arquivo -

Termina em 31 de dezembro a validade das promoções “Pula-Pula”, que foram febre em Mato Grosso do Sul com a popularização dos celulares pré-pagos e chegaram a manter um mercado paralelo para os simcards

Termina em 31 de dezembro a validade das promoções “Pula-Pula”, que foram febre em Mato Grosso do Sul com a popularização dos celulares pré-pagos e chegaram a manter um mercado paralelo para os chips com grandes saldos de créditos, muitas vezes obtidos através de fraudes.

Os planos “Pula-Pula” foram lançados pela operadora Brasil Telecom nos anos de 2004 e 2005. Ficaram famosos porque os clientes acumulavam em crédito valores idênticos ao total de chamadas que recebiam e podiam usar o saldo em ligações para linhas de qualquer operadora e chamadas de longa distância.

“A própria concessionária viu que era muito vantajoso e mudou o plano, por isso tem uns três tipos de Pula-Pula. As pessoas compravam e, quando recebiam muita ligação, praticamente deixavam de gastar com interurbanos ou chamadas para números locais”, relembra um vendedor que há nove anos trabalha com compra e venda de celulares.

Golpes viraram caso de polícia

O mercado paralelo logo floresceu para aproveitar as brechas do plano. “Quem tinha um chip Pula-Pula pagava para pessoas abastecerem a linha com saldo. Tinha gente que arrumava linhas de órgãos públicos, por exemplo, e ficava a noite inteira ligando para celulares pula-pula para encher eles de saldo”, conta o comerciante.

Os golpes ficaram famosos e muitos chegavam a anunciar nos jornais locais a venda de crédito. Rapidamente a operadora começou a coibir a prática e algumas pessoas chegaram a ser presas porque usavam métodos ilegais originando ligações que geravam créditos para os pula-pula.

“Se você pagava cem reais, o cara tinha um esquema com uma linha corporativa, por exemplo, e ligava pro seu celular até você ter um saldo de mil reais para receber no outro mês. Muitos habilitavam linhas e estouravam a conta em nomes de laranjas. Dava para ganhar muito”, explica.

R$ 1 mil no mercado paralelo

Mas a farra diminuiu quando os golpes ficaram mais difíceis. Mesmo assim, os chips continuaram valorizados. “Um chip do Pula-Pula infinito, aquele que o saldo nunca expira, chegou a valer mil reais! Quem recebia muita ligação comprava e nunca mais precisava gastar pra fazer interurbanos ou ligar para telefones fixos. Só comprava um cartão de 15 reais por mês e a economia era enorme”, detalha o ambulante.

Agora, segundo a operadora Oi, que comprou a Brasil Telecom, quem tem uma das linhas “Pula-Pula” terá que optar por planos atuais para continuar como cliente. Existem três tipos de promoções. A Pula Pula 2004 vale para quem habilitou os telefones até 1 de janeiro de 2005. A Pula Pula de Verão, vale para quem habilitou entre 2 de janeiro e 8 de fevereiro de 2005 e, finalmente, a Pula Pula de Verão 2, que vale para quem aderiu entre 9 de fevereiro e 31 de março de 2005.

Nos três casos, a promoção acaba em 31 de dezembro de 2010, conforme previsto no regulamento da promoção, segundo a Oi. Os clientes, preocupados com eventuais saldos que possuam, estão sendo informados pela operadora que os bônus terão a validade da recarga ativa na véspera da concessão do último bônus. Após a última bonificação, em janeiro, as novas recargas deixarão de revalidar os saldos de bônus.

Fim dos bônus

Segundo a Oi, novos planos já estão sendo oferecidos para os clientes que usaram o Pula-Pula, e poderão ser adotados a partir de 10 de fevereiro. Mas quem aderir a um plano novo perde os saldos da oferta Pula Pula e passa a usufruir dos créditos da nova oferta, informa a operadora.

Os clientes já recebem mensagens SMS informando sobre o final da promoção, mas dizem que as informações ainda são confusas. “Eu nem lembrava que ia acabar. Recebi uma mensagem e entrei no site indicado. Mas não sei ao certo de qual Pula Pula é o meu, então ainda não entendi. Só sei que devo gastar bem mais agora com telefone, porque ligava muito para usando só os bônus”, diz a consultora de vendas Luciana da Silva Porto.

Segundo a operadora, para saber qual a validade do saldo de bônus basta enviar um SMS para os números 772 e 773, ligar do aparelho para *111 ou ainda entrar em contato com o atendimento ao cliente. “Vou estudar certinho as opções, mas agora devo migrar de operadora, porque com a portabilidade ficou mais fácil”, conclui Luciana.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Empresa têxtil

Empresa têxtil abre 150 vagas de emprego em Campo Grande

goleiro bruno abandona futebol

Goleiro Bruno abandona futebol e segue nova carreira secreta

Morre em SP Amado Moura, fisiculturista de Três Lagoas

Adolescente é ferido por tiro ao deixar arma cair durante manejo de carneiros em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Conselheiro afastado do TCE-MS, Iran pode ter bens penhorados por dívida de IPTU

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

lula veto

Lula veta aumento no número de deputados na Câmara

Últimas Notícias

Cotidiano

Antes de taxação do Trump, Brasil fecha junho com recorde de exportação de carne bovina

Para o Governo do Estado, a suspensão da exportação de carne bovina aos EUA pode baratear o preço do alimento em MS

MidiaMAIS

Reforma no Monumento dos Tuiuiús é concluída e terá novidade em Campo Grande

Mudança foi proposta por construtora e aceita pelo artista plástico responsáveil pela obra

Famosos

Sertanejo Luciano Rocha morre após passar mal durante show em SC

Luciano Rocha se apresentava com o Grupo Som Baileiro quando começou a sentir dores e precisou ser levado ao hospital às pressas; entenda

Cotidiano

MS recebe 50 mil doses da nova vacina contra meningite

O estado contabiliza 73 notificações da doença em 2025, sendo 35% entre crianças de 0 a 11 anos