Pular para o conteúdo
Geral

Promoção de celular ”Pula-Pula”, que foi febre e alvo de golpes em MS, chega ao fim

Termina em 31 de dezembro a validade das promoções "Pula-Pula", que foram febre em Mato Grosso do Sul com a popularização dos celulares pré-pagos e chegaram a manter um mercado paralelo para os simcards
Arquivo -

Termina em 31 de dezembro a validade das promoções “Pula-Pula”, que foram febre em Mato Grosso do Sul com a popularização dos celulares pré-pagos e chegaram a manter um mercado paralelo para os simcards

Termina em 31 de dezembro a validade das promoções “Pula-Pula”, que foram febre em Mato Grosso do Sul com a popularização dos celulares pré-pagos e chegaram a manter um mercado paralelo para os chips com grandes saldos de créditos, muitas vezes obtidos através de fraudes.

Os planos “Pula-Pula” foram lançados pela operadora Brasil Telecom nos anos de 2004 e 2005. Ficaram famosos porque os clientes acumulavam em crédito valores idênticos ao total de chamadas que recebiam e podiam usar o saldo em ligações para linhas de qualquer operadora e chamadas de longa distância.

“A própria concessionária viu que era muito vantajoso e mudou o plano, por isso tem uns três tipos de Pula-Pula. As pessoas compravam e, quando recebiam muita ligação, praticamente deixavam de gastar com interurbanos ou chamadas para números locais”, relembra um vendedor que há nove anos trabalha com compra e venda de celulares.

Golpes viraram caso de polícia

O mercado paralelo logo floresceu para aproveitar as brechas do plano. “Quem tinha um chip Pula-Pula pagava para pessoas abastecerem a linha com saldo. Tinha gente que arrumava linhas de órgãos públicos, por exemplo, e ficava a noite inteira ligando para celulares pula-pula para encher eles de saldo”, conta o comerciante.

Os golpes ficaram famosos e muitos chegavam a anunciar nos jornais locais a venda de crédito. Rapidamente a operadora começou a coibir a prática e algumas pessoas chegaram a ser presas porque usavam métodos ilegais originando ligações que geravam créditos para os pula-pula.

“Se você pagava cem reais, o cara tinha um esquema com uma linha corporativa, por exemplo, e ligava pro seu celular até você ter um saldo de mil reais para receber no outro mês. Muitos habilitavam linhas e estouravam a conta em nomes de laranjas. Dava para ganhar muito”, explica.

R$ 1 mil no mercado paralelo

Mas a farra diminuiu quando os golpes ficaram mais difíceis. Mesmo assim, os chips continuaram valorizados. “Um chip do Pula-Pula infinito, aquele que o saldo nunca expira, chegou a valer mil reais! Quem recebia muita ligação comprava e nunca mais precisava gastar pra fazer interurbanos ou ligar para telefones fixos. Só comprava um cartão de 15 reais por mês e a economia era enorme”, detalha o ambulante.

Agora, segundo a operadora Oi, que comprou a Brasil Telecom, quem tem uma das linhas “Pula-Pula” terá que optar por planos atuais para continuar como cliente. Existem três tipos de promoções. A Pula Pula 2004 vale para quem habilitou os telefones até 1 de janeiro de 2005. A Pula Pula de Verão, vale para quem habilitou entre 2 de janeiro e 8 de fevereiro de 2005 e, finalmente, a Pula Pula de Verão 2, que vale para quem aderiu entre 9 de fevereiro e 31 de março de 2005.

Nos três casos, a promoção acaba em 31 de dezembro de 2010, conforme previsto no regulamento da promoção, segundo a Oi. Os clientes, preocupados com eventuais saldos que possuam, estão sendo informados pela operadora que os bônus terão a validade da recarga ativa na véspera da concessão do último bônus. Após a última bonificação, em janeiro, as novas recargas deixarão de revalidar os saldos de bônus.

Fim dos bônus

Segundo a Oi, novos planos já estão sendo oferecidos para os clientes que usaram o Pula-Pula, e poderão ser adotados a partir de 10 de fevereiro. Mas quem aderir a um plano novo perde os saldos da oferta Pula Pula e passa a usufruir dos créditos da nova oferta, informa a operadora.

Os clientes já recebem mensagens SMS informando sobre o final da promoção, mas dizem que as informações ainda são confusas. “Eu nem lembrava que ia acabar. Recebi uma mensagem e entrei no site indicado. Mas não sei ao certo de qual Pula Pula é o meu, então ainda não entendi. Só sei que devo gastar bem mais agora com telefone, porque ligava muito para usando só os bônus”, diz a consultora de vendas Luciana da Silva Porto.

Segundo a operadora, para saber qual a validade do saldo de bônus basta enviar um SMS para os números 772 e 773, ligar do aparelho para *111 ou ainda entrar em contato com o atendimento ao cliente. “Vou estudar certinho as opções, mas agora devo migrar de operadora, porque com a portabilidade ficou mais fácil”, conclui Luciana.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atlético abre 2 a 0, joga com um a mais e cede empate ao Bolívar na Sul-Americana

Homem é executado a tiros na frente da esposa em Dourados

Botafogo cede empate ao Mirassol após abrir 3 a 0 e torcida vaia time e Ancelotti

VÍDEO: Micro-ônibus fica destruído por incêndio na BR-262

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

Atingidos a tiros por dupla em moto, um fica ferido e outro em estado grave na Nhanhá

Palmeiras faz 1º tempo primoroso, some no 2º, mas ganha do River Plate na Libertadores

Últimas Notícias

Esportes

Quarteto paulista vai às quartas de final da Copa do Brasil Feminina

Corinthians foi o primeiro a se garantir nas quartas de final

Brasil

Câmara aprova urgência para projeto de anistia

O resultado foi bastante comemorado por deputados a favor do projeto

Trânsito

Acidente entre carretas deixa um morto na MS-320

O veículo que vinha logo atrás não conseguiu frear a tempo

Colunas

Desembargadora é indicada pelo STF para compor CNJ

A desembargadora integra a 5ª Câmara Cível