Pular para o conteúdo
Geral

Projeto que estica licença-maternidade para 6 meses está na Assembleia

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o governador André Puccinelli assinou ontem (8) e encaminhou hoje (9) para apreciação da Assembleia Legislativa (AL), uma mensagem referente ao projeto de lei que “concede às servidoras públicas civis e militares do Poder Executivo Estadual, das suas autarquias e das suas fundações, a prorrogação, por sessenta dias, […]
Arquivo -

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o governador André Puccinelli assinou ontem (8) e encaminhou hoje (9) para apreciação da Assembleia Legislativa (AL), uma mensagem referente ao projeto de lei que “concede às servidoras públicas civis e militares do Poder Executivo Estadual, das suas autarquias e das suas fundações, a prorrogação, por sessenta dias, da licença-maternidade”.

O projeto segue a legislação federal número 11.770, de 9 de setembro de 2008, leva em consideração as lutas e conquistas da classe trabalhadora feminina. Por outro lado, é oportuno frisar que a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o aleitamento materno durante os seis primeiros meses de vida, pois, além de oferecer tudo o que o bebê necessita, é também a forma natural de propiciar a formação do vínculo afetivo original que faz-se nesse período.

Hoje, na apresentação do Plano Nacional de Logística , o governador falou: “As mulheres merecem. É lei federal e estamos regulamentando através de projeto de lei assinado ontem (09), Dia Internacional da Mulher, para a Assembleia Legislativa, ampliando a licença-maternidade de quatro para seis meses. Sem dúvida, essa semana o projeto será aprovado.”

A mensagem à Casa Legislativa salienta ainda os laços de afetividade construídos, particularmente, nos seis primeiros meses de vida que são indispensáveis para o desenvolvimento de crianças saudáveis, constituindo-se em alicerce de uma sociedade pacífica, justa e produtiva.

Junto à mensagem, o governador André Puccinelli também anexou o projeto de lei para a apreciação. De acordo com o projeto, a prorrogação da licença-maternidade será concedida mediante requerimento da interessada, protocolado até trinta dias antes do término da licença. 

A prorrogação será garantida, na mesma proporção, também às servidoras civis e militares que adotarem ou obtiverem guarda judicial para fins de adoção de criança, pelos seguintes períodos: Sessenta dias, se a criança tiver até um ano de idade; Trinta dias, se a criança tiver entre um e quatro anos de idade; quinze dias, se a criança tiver de quatro a oito anos de idade.

Segundo o projeto de lei, durante o período de prorrogação da licença-maternidade, as servidoras civis e militares terão direito à remuneração integral. Neste período e da licença à adotante, as servidoras não poderão exercer qualquer atividade remunerada, salvo nos casos de contrato de trabalho simultâneo firmado previamente, e a criança não poderá ser mantida em creche ou organização similar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
carne

‘Esperado depois da maluquice de Trump’, diz Paulo Duarte após MS parar de exportar carne para os EUA

Dourados discute medidas de cuidados para dependentes químicos e cobra atendimento 24 horas

Investigador paranormal morre durante turnê com a boneca Annabelle original

fundect

Estagiários reclamam de falta de data fixa para pagamentos de bolsas da Fundect: ‘pagam quando querem’

Notícias mais lidas agora

Prejuízo imediato: suspensão de carne aos EUA compromete estabilidade em MS, analisa Famasul

campo grande cidade de cobras

Cidade de cobras, como Campo Grande lida com tanto veneno?

MP recorre para condenar Carlos Assis por contrato superfaturado durante gestão de Reinaldo

Gonet diz que Cid omitiu fatos em colaboração e se opõe a perdão definitivo

Últimas Notícias

Polícia

Carreta carregada de grão tomba em rotatória na BR-060, em Sidrolândia

O veículo tombou no acostamento da via e parte da carga foi despejada no asfalto

Emprego e Concurso

Concurso da Polícia Civil tem 440 vagas para MS e salários de até R$ 6,5 mil

Edital foi publicado nesta quarta-feira (16) no Diário Oficial do Estado

Política

‘Ameaça para negociar’: Deputado não acredita que tarifaço de Trump se concretize

MS suspendeu exportação de carne para EUA e preços devem cair no estado

Polícia

Investigadores presos com carga contrabandeada de cigarros são demitidos da Polícia Civil de MS

Investigadores ‘roubaram’ a carga de um contrabandista