Pular para o conteúdo
Geral

Previdência quer atrair 1 milhão de contribuintes da economia informal

Até o fim do ano, cerca de 1 milhão de trabalhadores da economia informal deverão se cadastrar na Previdência Social como empreendedores individuais, estimou o ministro, Carlos Eduardo Gabas. Segundo ele, há um trabalho em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas […]
Arquivo -

Até o fim do ano, cerca de 1 milhão de trabalhadores da economia informal deverão se cadastrar na Previdência Social como empreendedores individuais, estimou o ministro, Carlos Eduardo Gabas. Segundo ele, há um trabalho em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e outros órgãos, para alcançar a meta.

Esse mesmo trabalho, de acordo com Gabas, permitiu, neste ano, a formalização de 450 mil trabalhadores que passaram a contribuir com a Previdência Social. Hoje (11), houve mais uma reunião mensal, a exemplo do que vem ocorrendo desde o início da parceria, para discutir novas formas de atração desse público.

Estão no grupo de trabalhadores informais que, potencialmente, podem cadastrar-se como empreendedores individuais e contribuir para a Previdência jardineiros, cabeleireiras, jornalistas que trabalham como free lancers, manicures, vendedoras de produtos de beleza, piscineiros, encanadores, gesseiros, motoboys, transportadores de carga, dentre outros.

O ministro destacou que “muita gente ainda não se cadastrou porque não sabe que pode, pagando apenas R$ 61,50 mensais ao INSS [Instituto Nacional do Seguro Social], receber amparo, em caso de doença, inclusive quanto ao recebimento de auxílio-doença, e candidatar-se, no futuro, à aposentadoria”.

O ministério quer promover uma melhoria quanto à questão tecnológica para que seu portal na internet possa fazer a adesão dos trabalhadores online. Pelos cálculos, isso permitirá à Previdência Social atrair um contingente de 10 milhões de trabalhadores que atuam por conta própria, na economia informal.

O presidente do Sebrae, Paulo Okamoto, afirmou que “a imprensa pode desempenhar papel importante mostrando a esse público os benefícios que pode ter, em forma de crédito e assistência técnica, ao registrar-se como trabalhadores no INSS”.

O presidente do INSS, Waldir Simão, assumiu a meta, na reunião multissetorial, de promover ações para a educação previdenciária, a fim de conscientizar o empreendedor individual sobre as vantagens da adesão. Para saber sobre a adesão, os interessados podem ligar gratuitamente para o 0800-570-0800 ou para o telefone 135. Ou ainda acessar os sites do Ministério da Previdência e do Sebrae.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Do ‘Pare’ ao quebra-molas: como solicitar sinalização de trânsito em bairros de Campo Grande?

Caminhonete fica destruída após pegar fogo na MS-157 em Maracaju

Com desfalque de 8 jogadores, Operário FC encara Uberlândia neste sábado no Jacques da Luz

mega-sena

Fez sua aposta? Mega-Sena sorteia R$ 38 milhões neste sábado

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Hospital identificou negligência 2 dias antes de bebê estuprada pelo pai morrer em MS

Mulher rompe aorta após orgasmo

Últimas Notícias

Mundo

EUA: Trump anuncia tarifas de 30% sobre produtos do México e da União Europeia

Presidente da Comissão Europeia afirmou que não há reciprocidade comercial entre novas tarifas de Trump

Brasil

Mediante conflitos, 96 pesquisadores brasileiros desistem de doutorado sanduíche nos Estados Unidos

Presidente da Capes diz que pesquisadores optaram por doutorado em outros países

Esportes

Palmeiras terá maratona com jogos a cada três dias

Alviverde só terá descanso caso seja eliminado da Copa do Brasil

Famosos

Everton Boi: conheça o ex-jogador de vôlei da Seleção Brasileira assassinado em MT

Ex-jogador da Seleção Brasileira de vôlei, Everton Boi foi assassinado em Cuiabá, no MT, dentro do próprio carro; conheça quem foi o ex-atleta