Os prefeitos têm até domingo (24) para corrigir as informações preliminares das escolas municipais do Censo Escolar 2010.

Os gestores públicos correm contra o tempo temendo ficar sem poder assinar convênios com o governo federal e, por causa disso, deixar de investir em vários setores da admistração pública.

Por meio do Censo, além do diagnóstico da educação básica pública em âmbito nacional, os números apontados no levantamento são a base de cálculo para distribuição de recursos de diversos programas federais.

Alguns exemplos são o do Transporte Escolar, Livro Didático e Merenda Escolar, conforme atesta a Associação dos Municípios (Assomasul), que foi advertida sobre o prazo pela CNM (Confederação Nacional de Municípios.

A data também é a mesma para que as instituições de ensino que ainda não preencheram o Censo enviem os dados solicitados

Tanto a correção como o envio das informações devem ser feitos pela Internet, diretamente no Sistema Educacenso, disponível no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Os prefeitos estão sendo orientados a verificar os resultados preliminares e acompanhem os dados enviados pelas escolas municipais.