Pular para o conteúdo
Geral

Prefeito do PSDB enfrenta partido e declara voto em Dilma Rousseff e Dagoberto Nogueira

prefeito de Terenos, Beto Pereira, revelou que apoia e votará em candidatos da coligação adversária; escolha se deve a razões administrativas
Arquivo -

prefeito de Terenos, Beto Pereira, revelou que apoia e votará em candidatos da coligação adversária; escolha se deve a razões administrativas

Presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), o prefeito de Terenos, Beto Pereira, do PSDB, revelou hoje que apoia e votará em candidatos da coligação adversária. Assim, como outros prefeitos do Estado, sua escolha para as eleições deste ano se deu por razões administrativas não por partidarismo ou ideologia (veja ao final da matéria).

Beto Pereira diz que votará em Dilma Rousseff, do PT, para presidência da República e André Puccinelli (PMDB) para governador. Os candidatos ao Senado são Murilo Zauith (DEM) e Dagoberto Nogueira (PDT). Também declarou voto em Fábio Trad (PMDB) para deputado federal e Jerson Domingos (PMDB) para estadual.

A petista Dilma Rousseff é a principal adversária do tucano José Serra na corrida ao Palácio do Planalto. O candidato ao Senado Dagoberto Nogueira está inserido no grupo adversário em MS, liderado pelo ex-governador Zeca do PT. Os demais nomes escolhidos por Beto Pereira figuram na mesma coligação do PSDB no Estado.

Sobre Dagoberto, o prefeito de Terenos explica que o deputado federal tem ajudado o município. “Ele é parceiro da nossa administração. Recentemente, ele conseguiu a liberação de R$ 500 mil para recapeamento de ruas de Terenos”, relata.

No lugar de Dagoberto, Beto poderia ter escolhido o também deputado federal Waldemir Moka (PMDB), parceiro de Murilo na chapa de Puccinelli. Moka rivalizou com o pai do prefeito, o senador Valter Pereira, pelo direito de concorrer ao Senado nas eleições deste ano.

Moka saiu vitorioso das prévias marcadas por polêmicas e acusação de compra de votos. Valter rompeu politicamente com Puccinelli por acreditar que ele tenha usado a máquina pública para favorecer Moka e hoje apoia Zeca do PT. Porém, Beto apoia André que manteve parcerias com sua administração.

Já sobre Dilma, o argumento é o apoio do governo de Luiz Inácio Lula da Silva ao município. “Dilma representa o governo Lula. E não houve ainda um presidente que tenha atendido mais o município do que o atual”, conta o prefeito.

O senador Valter Pereira também apoia a petista e, inclusive, é um dos coordenadores da campanha da presidenciável em Mato Grosso do Sul.

Ao contrário do filho, Valter está inserido na decisão nacional de seu partido. O PMDB participa da chapa de Dilma tendo indicado o candidato a vice, Michel Temer. Mas, localmente, o PMDB, liderado por Puccinelli, declarou apoio a Serra.

Beto que filiou-se ao PSDB em outubro do ano passado, deixando o PMDB, afirma que não tem sofrido qualquer pressão das lideranças de seu atual partido por declarar voto em nomes do campo adversário.

“Não acredito em nenhum tipo de perseguição ou cobrança. Estou convicto das decisões que eu tomei. Estou apoiando pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do município e para o sucesso de minha administração”, justifica Beto Pereira.

Os partidos têm mecanismo para punir filiados que contrariem decisões da legenda. A reportagem buscou contato com o presidente regional do PSDB, deputado estadual, Reinaldo Azambuja, mas o telefone celular dele estava desligado.

Prefeitos têm chapa eclética

Reportagem divulgada pelo Midiamax em 9 de agosto apontou que prefeitos de cidades importantes de Mato Grosso do Sul têm declarado abertamente apoio a candidatos da coligação adversária.

Entre os prefeitos que admitiram chapa eclética aparecem Ari Artuzi (PDT) de , Flávio Kayatt (PSDB) de , Celso Vargas (PTB) de Maracaju. O próprio prefeito da Capital, Nelsinho Trad (PMDB), contraria decisão do partido local no que diz respeito às eleições presidenciais. Ele defende a candidatura de Dilma enquanto que o PMDB de MS, como já foi mencionado, definiu-se pelo apoio a Serra. Saiba mais na notícia relacionada.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo bate Botafogo e mantém embalo dentro de campo enquanto é lesado por Casares fora dele

Homem leva tiro de espingarda em Sidrolândia e é internado

Santos busca empate heroico com Atlético-MG e times mantém situação dramática no Brasileirão

Seguem abertas inscrições para vestibular e Passe da UFMS em 11 cidades de MS

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Tarcísio volta a Brasília para lobby pela anistia após julgamento de Bolsonaro

Últimas Notícias

Brasil

‘Careca do INSS’ vai prestar depoimento na CPMI na segunda-feira, diz presidente da comissão

Investigação da PF aponta Antônio Carlos Camilo Antunes como um dos principais operadores do esquema fraudulento de descontos associativos em aposentadorias

Transparência

Com 87% de execução, pavimentação da MS-338 deve terminar em dezembro

Serviço, de R$ 208 milhões, começou em março de 2023

Brasil

Regulamentação da reforma tributária está sendo finalizada, diz senador

Proposta detalha como o poder público cobrará e decidirá sobre controvérsias do futuro Imposto sobre Bens e Serviços

Cotidiano

Prefeitura de Três Lagoas emite alerta após infestação de pernilongos

Secretaria de Saúde informou que “fumacê” não pode ser usado neste caso, mas orientou população a tomar cuidados simples para evitar proliferação