Pular para o conteúdo
Geral

Pré-candidata, Dilma só deixará governo no fim de março

O novo presidente do PT, José Eduardo Dutra, disse neste sábado que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) continuará no governo até o fim de março, mesmo com o lançamento de sua pré-candidatura à Presidência da República, que será anunciada hoje. “Estamos agindo estritamente dentro da lei”, afirmou, ao chegar ao 4º Congresso Nacional do […]
Arquivo -

O novo presidente do PT, José Eduardo Dutra, disse neste sábado que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) continuará no governo até o fim de março, mesmo com o lançamento de sua pré-candidatura à Presidência da República, que será anunciada hoje.

“Estamos agindo estritamente dentro da lei”, afirmou, ao chegar ao 4º Congresso Nacional do PT, em .

Dutra disse ainda que a indicação do vice na chapa de Dilma caberá apenas ao PMDB e que “não cabe ao PT dar palpite”. Ele ressaltou, porém, que Dilma terá que ser ouvida na questão.

Ontem, o PT aprovou as diretrizes para o programa de governo da ministra em 2010 caso a petista seja eleita presidente da República em outubro.

Os petistas mantiveram no texto a disposição de firmar alianças com partidos de centro-esquerda em torno do nome de Dilma, mas não fizeram menção específica à aliança com o PMDB –tese defendida por alguns delegados do partido.

O deputado José Genoino (PT-SP) apresentou emenda que pedia a inclusão, no texto, da aliança prioritária com o PMDB nas eleições de outubro. A emenda acabou derrubada pela maioria dos delegados, que mantiveram o texto original –que menciona apenas a necessidade de o PT “fortalecer um bloco de esquerda e progressista, amparado nos movimentos sociais”.

O partido cita, no texto, apenas o PSDB, DEM e PPS como opositores diretos do PT nas eleições de 2010. “De um lado, os neoliberais representados pela aliança DEM/PSDB/PPS, derrotados em 2002 e 2006, encurralados ideologicamente depois da crise econômica global e sem projeto para o país. De outro, o projeto popular implementado por Lula que levou o Brasil a deixar o papel de ator coadjuvante na cena mundial”, diz o texto.

O ex-presidente do PT Ricardo Berzoini (SP) disse que o partido não pretende priorizar alianças porque considera que todas as legendas da base são importantes para as eleições presidenciais.

Genoino, autor da emenda, disse que seu desejo era apenas explicitar a aliança com o PMDB, mas demonstrou estar de acordo com a manutenção do texto original. “A divergência não era de fundo. Ficaram as alianças em geral. Estamos com a política de aliança que preconiza um bloco de forças de esquerda e de centro”, afirmou.

O PT ainda diz, no documento, que tem como meta manter os cinco governos estaduais conquistados nas eleições de 2006, com a ampliação desse número. A meta do partido, explicitada no texto, é eleger Dilma presidente da República em outubro.

“O 4º Congresso Nacional do PT delibera que o objetivo principal do nosso partido em 2010 é a eleição da companheira Dilma para presidenta do Brasil”, diz o texto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fux vota por condenar Cid por tentativa de abolição da democracia

VÍDEO: Passageiro de moto ‘voa’ ao ser atingido por carro em cruzamento do São Francisco

Campo Grande sedia etapas BT10 e BT50 do Circuito Mundial de Beach Tennis em setembro

VÍDEO: Trump é vaiado em restaurante e chamado de ‘Hitler do nosso tempo’

Notícias mais lidas agora

Quatro dias antes de ser preso por corrupção, prefeito de Terenos foi homenageado pela PM

ana portela relatório

Relatório final da CPI do Consórcio Guaicurus é aprovado por unanimidade, diz vereadora

Fux diz que STF é incompetente para julgar golpe e vota para anular ação

Inscrições em concurso público da Câmara de Ladário reabrem nesta sexta após retificação

Últimas Notícias

Política

PL para levar Escola Cívico-Metropolitana para a Reme deve ser engavetado após acordo com a ACP

O projeto de lei que previa a implementação do Ecime (Escola Cívico-Metropolitana) na Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande deve ser engavetado. Discussão na Câmara de Vereadores, na tarde desta quarta-feira (10), decidiu regulamentar este modelo de ensino, trabalhado apenas na Escola Civil Metropolitana Governador Harry Amorim Costa, localizada no bairro Guanandi, desde … Continued

Cotidiano

Mãe denuncia falta de atendimento odontológico após defeito em equipamento na USF Paulo Coelho Machado 

Sesau informou que o equipamento já está em processo de manutenção

Cotidiano

Simulado que contribui para gestão da rede de ensino é aplicado em Campo Grande

Prova é direcionada para Rede Municipal de Ensino e prevê participação de 80 mil alunos

Polícia

Pai é absolvido e filho condenado a 14 anos de prisão por morte de jovem com tiro na cabeça no Danúbio Azul

Nivaldo não se apresentou, contudo, o seu não comparecimento no Tribunal do Júri significa que está exercendo o direito ao silêncio