Normalmente avessa a manifestações públicas de alegria e descontração, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pretende fazer uma verdadeira maratona da folia neste Carnaval, com passagens-relâmpago pelo Galo da Madrugada, em Recife, pela folia e axé de Salvador e pela avenida Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Pré- candidata à presidência da República como escolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma chegará ao ponto de seguir de Salvador para o Rio no domingo imediatamente após ‘pular’ ao som dos trios elétricos baianos.

Ao contrário do ano passado, o presidente Lula não irá ao Sambódromo do Rio torcer pelo 12º título da Beija-Flor de Nilópolis, sua escola do coração. Após ter se sentido mal depois de um misto de bronquite mal curada e crise de hipertensão, o presidente foi recomendado pelos médicos a diminuir o ritmo de trabalho e eventos públicos.

Independentemente da ausência do chefe do Poder Executivo, Dilma promete esbanjar desenvoltura em Recife, no sábado, e em Salvador e no Rio no domingo. Em 2009, depois de um ano de crescimento de importância política dentro da gestão Lula, a ministra, com chapéu representando a bandeira de Pernambuco, já havia comparecido aos festejos do Galo da Madrugada e informado acreditar que “nunca tinha visto nem veria nada igual”.