Membros do Conselho Tutelar de Campo Grande (regiões Norte e Sul) e dos conselhos municipal e estadual dos direitos da criança e do adolescente participam na manhã desta terça-feira (21) de uma reunião para discutir a violação dos direitos humanos dos jovens infratores que cumprem medidas socio-educativas nas Uneis do Estado.

A reunião foi convocada pela comissão formada por representantes governamentais e de ONGs que integram o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana (CDHU/MS). A entidade cobra providências do poder público para solucionar o caso.

Na última terça-feira (14), a plenária do CDHU/MS aprovou resolução que pode denunciar o Estado de Mato Grosso do Sul a organismos internacionais pela violação dos direitos humanos nas Unidades Educacionais de Internação.

A aprovação do documento não implica diretamente na formulação da denúncia. O presidente do CDHU/MS, Marco Aurélio Luz, avalia a medida como “extrema” e espera que o poder público tome a iniciativa para resolver o problema.