Pular para o conteúdo
Geral

PMA oferece curso de taxidermia em Aquidauna

Nesta segunda (22) a Polícia Militar Ambiental em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, da unidade de Aquidauana, ministrará mais um curso de taxidermia, que é a arte de empalhar de animais. O curso será feito com animais silvestres mamíferos e tem como objetivo preparar os policiais para aproveitamento de animais […]
Arquivo -

Nesta segunda (22) a Polícia Militar Ambiental em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, da unidade de Aquidauana, ministrará mais um curso de taxidermia, que é a arte de empalhar de animais.

O curso será feito com animais silvestres mamíferos e tem como objetivo preparar os policiais para aproveitamento de animais atropelados, ou que morrem no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, fazendo taxidermia e os utilizando em oficinas de educação ambiental, em especial em escolas públicas e privadas, para discutir os problemas relacionados à fauna.

Segundo a PMA, após empalhados, os animais são utilizados para aulas de educação ambiental. Inclusive um dos animais que será empalhado será a onça parda que morreu atropelada no último dia 10.

Ela morreu no anel rodoviário que liga a saída de Rochedo e Terenos em .

Biologia

Já na UFMS, segundo a PMA o objetivo é preparar os acadêmicos do curso de Biologia, para produzir material para composição do acervo de museus e ainda poderem ter contato com animais da nossa fauna, manuseando-os e adquirindo, além dos conhecimentos de taxidermia, conhecimento de anatomia.

O material deste curso será para constituir o museu de Educação Ambiental da Polícia Militar Ambiental de Aquidauana.

O curso contará com a presença de 3 policiais da PMA de Amapá , 10 da PMA do Estado e 30 alunos da UFMS de Aquidauana.

Visitantes

Segundo a PMA, os policiais do Amapá participam do segundo curso para aprenderem a técnica de taxidermia para constituir museus para fazerem Educação Ambiental em seu Estado, nos moldes, que é trabalhada em Mato Grosso do Sul. Eles ainda participarão do curso de répteis e de peixes no próximo ano, completando o aprendizado em aves, répteis mamíferos e peixes.

Serviço

O curso, que será realizado no laboratório da UFMS de Aquidauana durará até a sexta-feira (dia 26). Este é o terceiro curso de Taxidermia de Animais Silvestres realizado pela PMA neste ano. Os dois anteriores (mamíferos e répteis) foram realizados para a formação do museu de Educação Ambiental da Subunidade da PMA de , quando foram montados 70 animais silvestres. Tais animais já estão sendo utilizados nos trabalhos de Educação Ambiental.

O curso é ministrado pelos Policiais Militares Ambientais (taxidermistas) Gláucio Mendes de Souza (Biólogo), Vilson da Silva Souza (estudante de Biologia) e Claudeir Mikoleite (Gestor Ambiental).

Taxidermia

A taxidermina é uma técnica aplicada somente em animais vertebrados e seus registros mais antigos remontam ao império egípcio, há cerca de 2.500 a.C. Popularmente o termo “empalhar” já foi usado como sinônimo de “taxidermizar”, entretanto, há muito tempo não se usam mais os rústicos manequins de palha e barro para substituir o corpo dos animais.

Utilizada para fins de conservação de animais que podem ser utilizados na composição de coleções didáticas, científicas em museus de história natural, a Taxidermia permite que os alunos conheçam os animais da fauna brasileira, sua anatomia e fisiologia, ecto e endoparasitas, entre outros. A técnica tem como principal objetivo o resgate de espécimes descartados, reconstituindo suas características físicas e, às vezes, simulando seu habitat, o mais fielmente possível.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Programa irá oferecer energia solar gratuita para proprietários de imóveis em Campo Grande

Foto: Divulgação/Prefeitura

Programa ‘Bônus Sonho de Morar’ oferece subsídio para entrada da casa própria

emprego jovens

Com 79 mil contratações, Campo Grande registra saldo positivo de 6,3 mil novos cargos em MS

adriane bolsonaro ex-presidente

Adriane Lopes critica prisão de Bolsonaro: “Injustiças não contribuirão para a solução de nada”

Notícias mais lidas agora

Justiça nega novo pedido do Consórcio Guaicurus de reajustar tarifa para R$ 7,79

Condenados por receber propina, delegados são demitidos da Polícia Civil de MS

Scenarium: Uma entrega à altura do cenário mais emblemático de Campo Grande

Imagem ilustrativa

ÁUDIO: vítima liga para a PMMS e finge pedir remédio para denunciar violência doméstica

Últimas Notícias

Brasil

Alcolumbre e Motta pedem diálogo e respeito após ocupação de plenários

Mais cedo, deputados da base do governo repudiaram o ato

MidiaMAIS

Curta-metragem sobre vida de Glauce Rocha recebe prêmio no Cinesur

Produção audiovisual aborda a trajetória da renomada atriz brasileira Glauce Rocha

Política

Ministro da Saúde cumpre agenda em Dourados neste sábado

Durante visita à MS, Padilha deve entregar Samu Indígena, além de vistoriar obras em Hospital Regional de Dourados

Emprego e Concurso

Está na lista? Prefeitura convoca 23 novos aprovados para vagas de Auxiliar de Manutenção

Convocados devem comparecer nesta quarta-feira (6), às 13h30, no Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho (Rua Onicieto Severo Monteiro, 460, na Vila Margarida)