PMA oferece curso de taxidermia em Aquidauna
Nesta segunda (22) a Polícia Militar Ambiental em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, da unidade de Aquidauana, ministrará mais um curso de taxidermia, que é a arte de empalhar de animais. O curso será feito com animais silvestres mamíferos e tem como objetivo preparar os policiais para aproveitamento de animais […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta segunda (22) a Polícia Militar Ambiental em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, da unidade de Aquidauana, ministrará mais um curso de taxidermia, que é a arte de empalhar de animais.
O curso será feito com animais silvestres mamíferos e tem como objetivo preparar os policiais para aproveitamento de animais atropelados, ou que morrem no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, fazendo taxidermia e os utilizando em oficinas de educação ambiental, em especial em escolas públicas e privadas, para discutir os problemas relacionados à fauna.
Segundo a PMA, após empalhados, os animais são utilizados para aulas de educação ambiental. Inclusive um dos animais que será empalhado será a onça parda que morreu atropelada no último dia 10.
Ela morreu no anel rodoviário que liga a saída de Rochedo e Terenos em Campo Grande.
Biologia
Já na UFMS, segundo a PMA o objetivo é preparar os acadêmicos do curso de Biologia, para produzir material para composição do acervo de museus e ainda poderem ter contato com animais da nossa fauna, manuseando-os e adquirindo, além dos conhecimentos de taxidermia, conhecimento de anatomia.
O material deste curso será para constituir o museu de Educação Ambiental da Polícia Militar Ambiental de Aquidauana.
O curso contará com a presença de 3 policiais da PMA de Amapá , 10 da PMA do Estado e 30 alunos da UFMS de Aquidauana.
Visitantes
Segundo a PMA, os policiais do Amapá participam do segundo curso para aprenderem a técnica de taxidermia para constituir museus para fazerem Educação Ambiental em seu Estado, nos moldes, que é trabalhada em Mato Grosso do Sul. Eles ainda participarão do curso de répteis e de peixes no próximo ano, completando o aprendizado em aves, répteis mamíferos e peixes.
Serviço
O curso, que será realizado no laboratório da UFMS de Aquidauana durará até a sexta-feira (dia 26). Este é o terceiro curso de Taxidermia de Animais Silvestres realizado pela PMA neste ano. Os dois anteriores (mamíferos e répteis) foram realizados para a formação do museu de Educação Ambiental da Subunidade da PMA de Corumbá, quando foram montados 70 animais silvestres. Tais animais já estão sendo utilizados nos trabalhos de Educação Ambiental.
O curso é ministrado pelos Policiais Militares Ambientais (taxidermistas) Gláucio Mendes de Souza (Biólogo), Vilson da Silva Souza (estudante de Biologia) e Claudeir Mikoleite (Gestor Ambiental).
Taxidermia
A taxidermina é uma técnica aplicada somente em animais vertebrados e seus registros mais antigos remontam ao império egípcio, há cerca de 2.500 a.C. Popularmente o termo “empalhar” já foi usado como sinônimo de “taxidermizar”, entretanto, há muito tempo não se usam mais os rústicos manequins de palha e barro para substituir o corpo dos animais.
Utilizada para fins de conservação de animais que podem ser utilizados na composição de coleções didáticas, científicas em museus de história natural, a Taxidermia permite que os alunos conheçam os animais da fauna brasileira, sua anatomia e fisiologia, ecto e endoparasitas, entre outros. A técnica tem como principal objetivo o resgate de espécimes descartados, reconstituindo suas características físicas e, às vezes, simulando seu habitat, o mais fielmente possível.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.