Policiais Militares Ambientais de Bataguassu, em na região de Anaurilândia autuaram, hoje (10) às 11h45min da manhã, Helena Santos Barbosa, 45 anos, residente em sua propriedade rural a Santa Rita em Anaurilândia. Os policiais localizaram na propriedade vários processos erosivos e voçorocas, com afloramento do lençol freático, afetando uma área de nascentes, que transportava areia e sedimentos diretamente ao leito do Rio Três Barras, causando assoreamento.

Os processos erosivos na Fazenda Santa Rita teriam surgido, em razão da falta de conservação do solo, que é obrigatória pela legislação nas intervenções feitas para a produção em propriedades rurais. Os policiais perceberam total desprezo com a conservação do solo.

A PMA determinou a interdição da área,  para proteção e recuperação, com proibição de atividades agrícolas e pecuárias. Helena também foi autuada administrativamente, sendo multada em R$ 200 mil. A proprietária também foi notificada a apresentar de recuperação de área degradada (PRAD) junto aos órgãos ambientais, no prazo máximo de 30 dias.

A PMA lembra aos produtores rurais que a recuperação de áreas degradadas pode ser iniciada voluntariamente, desde que acompanhada por responsável técnico e comunicada ao órgão de meio ambiente.