Operação de prevenção e combate aos crimes ambientais na região de fronteira e dos municípios abrangidos pelas subunidades envolvidas teve início na quinta-feira e se estenderá até o domingo, por policiais militares ambientais de Campo Grande, Jardim. Porto Murtinho, Bonito e Bela Vista

A operação que envolve 48 policiais, 6 viaturas e 8 embarcações já logrou êxito na apreensão de pescado e de incêndio em pastagem Ontem à tarde, uma equipe de policiais de Bela Vista apreendeu 600 lascas de aroeira ilegal. Os trabalhos levaram à autuação de Eugênio Benites, residente no assentamento Caracol, em Bela Vista, que havia cortado aroeira. O infrator foi multado em R$ 600,00.

O autuado responderá por crime ambiental e, se condenado, poderá pegar pena de 01 a 02 anos de reclusão. Portaria do Ibama proíbe o corte da aroeira e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.

Pesca Predatória

Policiais Ambientais de Jardim, envolvidos na operação apreenderam 01 motor de popa, 05 barcos de alumínio, 05 redes de pesca e 30 litros de combustível. O material foi apreendido no rio Miranda. Os pescadores conseguiram fugir ao avistarem a fiscalização e abandonaram os materiais, que foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Jardim, para investigação dos autores do crime.