O desmanche do time que encantou o Brasil no primeiro semestre deste ano parece inevitável. O Santos dificilmente conseguirá concorrer com o assédio dos poderosos clubes europeus. André já se transferiu para o Dinamo de Kiev-UCR. Wesley foi liberado pela diretoria para cuidar de sua ida para o Werder Bremen-ALE. Neymar está na iminência de deixar a Vila Belmiro para jogar no Chelsea. Isso sem contar Robinho, cujo contrato de empréstimo terminou e ele voltou ao Manchester City. Todos esses jogadores têm uma particularidade em comum: são crias da fábrica de craques da Vila Belmiro. E se serve de alento para os torcedores alvinegros, uma nova fornada está sendo preparada pelas divisões de base.

Alguns já são conhecidos mais conhecidos, como o meia Alan Patrick, de 19 anos, que desde o ano passado já faz parte do elenco principal. Camisa 10 do time vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, ele é visto como o sucessor de Paulo Henrique Ganso. Patrick será o primeiro a despontar. Outro que apareceu bem na Copinha e que também já treina no elenco profissional é o atacante Renan Mota, 17. Mas há outros. O clube aposta muito no lateral-direito Crystian, de 18 anos, figurinha carimbada nas seleções de base. Vestiu a camisa amarela no Campeonato Mundial sub-17, ano passado. Também vem sendo convocado para a Seleção sub-18. O volante Elivélton também costuma aparecer nas convocações dos técnicos das seleções de base.

Mas a grande aposta atualmente é o atacante Tiago Alves, de 17 anos. Destaque do Santos da Supercopa de Juniores disputada no mês passado, em São Paulo, marcando gols em todos os jogos (inclusive na final, contra o Flamengo), ele é visto como o possível substituto de Neymar. Suas características, porém, são diferentes. É mais alto que Neymar (1,81m contra 1,73), menos habilodoso, mas artilheiro. É rápido e tem chute potente. A outra esperança que despontou na Supercopa é o meia Felipe Anderson, que também chamou atenção na Supercopa. Habilidoso, tem qualidade no toque de bola e boa visão de jogo.