Carregar a bandeira das forças partidárias e trabalhar duro para garantir votos dos candidatos nas eleições. O papel dos militantes é fundamental para o sucesso nas urnas. Hoje, logo cedo, centenas deles já se aglomeravam na esquina da Avenida Fernando Corrêa da Costa com a Rua 14 de Julho de onde partiu a mega-caminhada de Zeca do PT que teve até a participação especial do ator da Rede Globo de Televisão, José de Abreu.

Antiga simpatizante do PT, Aparecida Maria Ribeiro, 53 anos, tomou a decisão de se filiar ao partido há apenas 5 anos. “O evento de hoje é para mim um momento de muita emoção”, relatou a moradora do Jardim Futurista que hoje fez às vezes de coordenadora de equipe no meio da multidão.

Outra que enxergou significado especial no ato de hoje foi a índia terena, Dominga Pereira Alves de 69 anos. “A vinda destas milhares de pessoas significa que o pessoal está pondo fé na vitória do PT. Eu sou militante desde os anos 80 e percebo isso”, relata a artesã que vive na Aldeia Água Bonita, em Campo Grande e preside uma associação que reúne mulheres indígenas.

Quem chamou a atenção pelo entusiasmo no meio da multidão foi o vigilante Vagner Aparecido da Silva, morador do Bairro Santa Luzia, em Campo Grande. Ele explica que é filiado ao PDT há 12 anos. “Sou admirador do Brizola”, conta o militante que atesta que a mobilização demonstra que o grupo está fortalecido para as eleições. O PDT faz parte do arco de aliados de Zeca do PT que compõem a coligação “A Força do Povo”.

Conforme os organizadores, pelo menos 20 mil pessoas acompanharam o ato político. Mas, a Polícia Militar, divulgou número entre 10 mil e 15 mil. O evento culminou com discurso de Zeca do PT em caminhão que serviu de palanque improvisado. O petista conclamou os militantes usar “força total” para ganhar votos nestes 15 dias antes das eleições, marcadas para 3 de outubro. Outro pedido de Zeca foi que militantes e simpatizantes fiscalizem as eleições para impedir irregularidades no pleito.