Os partidos oposicionistas DEM, PSDB e PPS entraram com nova representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a possível candidata do PT à presidência, ministro Dilma Rousseff (), acusando-os de fazer campanha eleitoral antes do período permitido por lei, que começa no início de julho.

Na ação, os três partidos reproduzem trecho de discurso feito pelo presidente na inauguração da sede do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados de São Paulo, na capital paulista, no dia 22. “A cara do Brasil vai mudar. E quem vem depois de mim, por questões legais não posso dizer quem é, espero que vocês adivinhem, já vai encontrar um programa pronto, com dinheiro no orçamento”, disse Lula, na ocasião.

Em outra ação, apresentada ao TSE na semana passada, os três partidos fazem ao presidente e à ministra a mesma acusação (propaganda eleitoral antecipada), citando discurso em que Lula afirmou, no interior de , que precisa inaugurar “o máximo possível de obras” até o fim de março, porque no final deste mês a ministra Dilma deverá deixar o cargo para se candidatar.