21 de Agosto de 1938. Neste dia nasceu o Operário Futebol Clube. Fundado por operários do sindicato da construção civil de Campo Grande, o clube acumulou diversas glórias em sua história, mas hoje passa por problemas políticos e de estrutura. Nada que apague a paixão do torcedor pelo Galo sul-mato-grossense.

Torcedores se reúnem hoje, na sede da TOG (Torcida Garra Operariana), para celebrar o aniversário do time do coração. Os apaixonados se divertem e exaltam a história do Operário.

O clube foi o primeiro campeão estadual do estado, em 1979; campeão do título Sesquicentenário (150 anos de independência do Brasil), em 1972. E suas duas maiores glórias: terceiro colocado no campeonato brasileiro de 1977, e campeão do 12º President Cup Football, realizado na Coréia do Sul em 1982, onde derrotou clubes como Bayern de Munique (ALE) e PSV Eidhoven (HOL).

Problemas

Não são só de glórias que vive o Operário. Com problemas políticos e financeiros, o clube passa por dificuldades, amargando a série B do campeonato estadual.

“A situação está complicada, os empresários não tem confiança para investir no clube, a presidência está desacreditada. Do jeito que está só tende a piorar”, relatou o gerente de vendas João Eduardo, 34, torcedor desde a década de 80.

Opinião acompanhada pelo vendedor Tiago Mota, 27, “o time se encontra em uma situação deprimente, é triste ver o Galo assim”.

Os torcedores indicam a má gestão da atual presidência como culpada pelos péssimos resultados em campo, e pelas dívidas cada vez maiores do clube.

O presidente do clube, Antônio Vieira, não foi encontrado para comentar as acusações.

Paixão

Mesmo com todos os problemas, a paixão dos torcedores não parece diminuir, pelo contrário, cada dia mais jovens aderem à torcida alvinegra. “Eu infelizmente não vi a melhor época do Operário, sou operário pela tradição, por ser de Campo Grande”, comentou Tiago.

João também não esconde sua paixão pelo time: “meu pai era operariano roxo, vou aos jogos desde muito pequeno, apresar de ser paulista, esse é meu time do coração, e vamos conseguir sair dessa situação ruim”.