Pular para o conteúdo
Geral

Olimpíada de Foguetes de Aral Moreira está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a 2ª Olimpíada de Foguete Caseiro das Escolas de Aral Moreira. A Olimpíada será realizada no dia 12 de novembro no campo municipal de Aral Moreira, a partir das 14 horas. A competição, de caráter cientifico, compreende o lançamento de foguete caseiro de garrafa pet. Os idealizadores do projeto, os […]
Arquivo -

Estão abertas as inscrições para a 2ª Olimpíada de Foguete Caseiro das Escolas de . A Olimpíada será realizada no dia 12 de novembro no campo municipal de Aral Moreira, a partir das 14 horas. A competição, de caráter cientifico, compreende o lançamento de foguete caseiro de garrafa pet. Os idealizadores do projeto, os professores de Física Djalma Santos Silva e Emerson Macedo dos Santos, explicam que cada uma das equipes realizará o lançamento de dois foguetes. “O conjunto de atividades busca enfatizar noções de engenharia aeronáutica e princípios como a 3ª lei de Newton, ação e reação, Teorema do Impulso e Quantidade de Movimento. Outro fator relevante é o fato da atividade estimular a criatividade, habilidades e o espírito de equipe”, afirma Djalma.

Emerson Macedo esclarece que a Olimpíada é antecedida por aulas teóricas envolvendo todos os princípios destacados e suas aplicações no experimento. Os lançamentos serão realizados pelos alunos do Ensino Médio das Escolas Estaduais do município de Aral Moreira. O objetivo principal é estimular o interesse dos alunos pela Astronomia e ciências afins, de maneira a apoiar e complementar as disciplinas do currículo escolar com atividades criativas.

 É uma ferramenta para as instituições escolares procurarem aperfeiçoar o seu ensino e, como tal, favorecerem o aluno com uma melhor compreensão das questões da Física, como também das outras ciências através da experimentação lúdica e interativa. A primeira olimpíada de foguetes em Aral Moreira aconteceu no dia 7 de outubro de 2009. Participaram 24 equipes, com a presença e mais de mil pessoas da comunidade local, a maioria estudantes.

O evento contou ainda com a participação do Corpo de Bombeiros, para garantir a segurança. Uma comissão julgadora pontuou os lançamentos baseando-se nos critérios: clareza na explicação da fundamentação teórica, criatividade, habilidade, e tempo de voo. Ao fim da competição, as três equipes mais pontuadas foram premiadas com troféus e medalhas. As inscrições para a 2ª Olimpíada podem ser feitas na Escola Estadual João Vitorino Marques, na rua Bento Marques, 897, em Aral Moreira (MS). Mais informações pelo telefone (67) 3488-1181.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
carne

‘Esperado depois da maluquice de Trump’, diz Paulo Duarte após MS parar de exportar carne para os EUA

Dourados discute medidas de cuidados para dependentes químicos e cobra atendimento 24 horas

Investigador paranormal morre durante turnê com a boneca Annabelle original

fundect

Estagiários reclamam de falta de data fixa para pagamentos de bolsas da Fundect: ‘pagam quando querem’

Notícias mais lidas agora

Prejuízo imediato: suspensão de carne aos EUA compromete estabilidade em MS, analisa Famasul

campo grande cidade de cobras

Cidade de cobras, como Campo Grande lida com tanto veneno?

MP recorre para condenar Carlos Assis por contrato superfaturado durante gestão de Reinaldo

Gonet diz que Cid omitiu fatos em colaboração e se opõe a perdão definitivo

Últimas Notícias

Polícia

Carreta carregada de grão tomba em rotatória na BR-060, em Sidrolândia

O veículo tombou no acostamento da via e parte da carga foi despejada no asfalto

Emprego e Concurso

Concurso da Polícia Civil tem 440 vagas para MS e salários de até R$ 6,5 mil

Edital foi publicado nesta quarta-feira (16) no Diário Oficial do Estado

Política

‘Ameaça para negociar’: Deputado não acredita que tarifaço de Trump se concretize

MS suspendeu exportação de carne para EUA e preços devem cair no estado

Polícia

Investigadores presos com carga contrabandeada de cigarros são demitidos da Polícia Civil de MS

Investigadores ‘roubaram’ a carga de um contrabandista