Pular para o conteúdo
Geral

Nova lei do divórcio deve acabar com desgaste entre casais

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Divórcio, aprovada na quarta-feira (7) no Senado, vai acabar com o desgaste e a culpa que as pessoas sentem por ter acabado com o casamento, além de eliminar a etapa de separação afirmou Maria Berenice Dias, vice-presidente do IBDFam (Instituto Brasileiro de Direito de Família). Segundo Maria […]
Arquivo -

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Divórcio, aprovada na quarta-feira (7) no Senado, vai acabar com o desgaste e a culpa que as pessoas sentem por ter acabado com o casamento, além de eliminar a etapa de separação afirmou Maria Berenice Dias, vice-presidente do IBDFam (Instituto Brasileiro de Direito de Família).

Segundo Maria Berenice, a proposta representa um avanço para o país, pois acelera o desenlace de casais e as questões de ordem patrimonial.

– Essa PEC não é do divórcio, mas do casamento, porque as pessoas vão oficializar mais uniões. Ela já tramita há muito tempo e esbarrou na oposição da ala conservadora do Congresso. 

Pelas regras atuais, um casal que decide desfazer a união precisa, primeiro, se separar para, depois de dois anos, poder se divorciar. A PEC permite o divórcio direto, pois acaba com essa etapa de separação e permite que o casal se divorcie em apenas um ato. Para entrar em vigor, a proposta precisa apenas ser publicada no Diário Oficial da União.

Desde 2007, o divórcio e a separação consensuais podem ser requeridos em cartório, bastando apenas que as partes estejam presentes, assistidas por um advogado. Isso só é possível, porém, quando o casal não tem filhos menores de idade ou incapazes.

De acordo com o especialista em direito civil, Dixmer Vallini Netto, nesse sistema, é necessária uma audiência com o juiz para que as pessoas falem que não querem mais estar casadas.

– Elas tinham de se reencontrar mais uma vez e isso era uma oportunidade que se dava ao não divórcio e à família. Porém, isso nem sempre era eficiente.

Netto acredita que com a PEC, o número de processos judiciais será reduzido, assim como os custos com advogados:

– Acho que isso é uma demanda da própria sociedade. Vivemos um ciclo, pois uma geração tem uma propensão a se casar mais e a outra, que vem a seguir, nem tanto. 

Há quem não apóie a proposta. A CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) disse, em nota divulgada no fim do ano passado, que a medida banaliza a união conjugal, facilitando de imediato a dissolução do casamento. “A vida familiar se desfaz, de fato, por medidas como essas, destruindo seus valores perenes. A instituição familiar é substituída pelos relacionamentos fortuitos, feitos para não durar”, diz o texto.

Até a década de 1970, o casamento era indissolúvel, ou seja, quem casava permanecia com um vínculo jurídico para o resto da vida. O casal também podia pedir o desquite, que interrompia os deveres conjugais. A Lei do Divórcio, aprovada em 1977, incluiu a possibilidade de um novo casamento, mas somente por mais uma vez. Apenas com a Constituição de 1988 foram permitidas novas uniões legais por mais de uma vez.

Além da PEC, outra proposta que tramita no Congresso visa a facilitar o divórcio. Para reduzir a burocracia, um projeto de lei do Senado permite que os casais façam o pedido de separação e divórcio pela internet. Entretanto, só será beneficiado quem não tiver filhos ou tiver apenas filhos menores de idade. A proposta foi aprovada no ano passado em caráter terminativo no Senado e aguarda decisão da Câmara dos Deputados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
grávida

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

indígena

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

parques

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

Últimas Notícias

Polícia

Atendente procura a polícia após ser assediada por cliente de farmácia em Campo Grande

A vítima ainda foi chamada de desrespeitosa por não deixar ser tocada pelo criminoso

Cotidiano

Precisa de atendimento? Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande

Neste domingo, mais de 100 médicos estarão trabalhando nas UPAs e CRSs

Cotidiano

Domingo será ensolarado e com aumento da temperatura em todo MS

Em Campo Grande, a previsão é de temperaturas amenas, de 17°C a 28°C

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos