Pular para o conteúdo
Geral

Nova Andradina: Saúde faz mutirão para combater doenças

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Controle da Hanseníase e da Tuberculose, irá realizar o mutirão anual para o controle das referidas patologias, com início no dia 28 de setembro e término em 15 de outubro, contando com a participação das oito equipes multiprofissionais dos PSF’s de Nova Andradina. A mobilização tem […]
Arquivo -

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Controle da Hanseníase e da Tuberculose, irá realizar o mutirão anual para o controle das referidas patologias, com início no dia 28 de setembro e término em 15 de outubro, contando com a participação das oito equipes multiprofissionais dos PSF’s de .

A mobilização tem como finalidade identificar casos de tuberculose e hanseníase na população de Nova Andradina, além de divulgar informações sobre as doenças.

Serão realizadas reuniões de trabalho, levantamento dos casos das doenças, visitas domiciliares e encaminhamentos dos casos notificados, além de ampla divulgação dos sintomas e tratamentos para combater a hanseníase e a tuberculose.

De acordo com a coordenadora do programa, a assistente social Jane Maia, em 2009, foram diagnosticados 15 casos novos de hanseníase, realizadas 47 avaliações, e 15 pessoas receberam alta por cura, já no caso da tuberculose, foram diagnosticados oito novos casos, mas são estimados 33 novos casos da doença, 10 altas por cura, e ainda foram realizadas 21 avaliações, e estimados 459 casos sintomáticos respiratórios.

O PROGRAMA – A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina desenvolve durante todo o ano os programas de diagnóstico e tratamento contra a hanseníase e tuberculose, gratuitamente para a população. O programa é desenvolvido no Centro de Especialidades Médicas (CEM), e nos oito Postos de Saúde da Família.

Hoje, são assistidos pelo programa 15 pessoas em tratamento de hanseníase e oito em tuberculose, sendo que os números de casos acompanhados não condizem com a realidade, de acordo com a coordenadora de Atenção Básica, Jane Maria Maia. “Devemos ter muitos casos não acompanhados na cidade. É preciso estar atento aos sintomas e procurar tratamento o mais rápido possível”, expõe Jane.

Para ser atendido pelo programa, basta que a pessoa seja acompanhada em qualquer PSF do município ou em Nova Casa Verde, caso seja detectada alguma das doenças, que são curáveis, mas é importante o diagnóstico precoce, para que a pessoa não tenha sequelas, de acordo com a assistente social Jane Maria Maia.

Os principais sintomas da hanseníase são: dor nos nervos dos braços e pernas, manchas brancas ou avermelhadas dormentes em qualquer parte do corpo, não sentir dor quando corta ou queima, caroços no corpo ou partes do corpo com formigamento ou dormência. Já a tuberculose, os sintomas são tosse e escarro por mais de quatro semanas, falta de apetite, emagrecimento, dores no peito, suores noturnos, cansaço fácil e febre baixa geralmente à tarde.

Sentindo qualquer destes sintomas, é preciso procurar atendimento médico urgente, pois o diagnóstico precoce pode ser decisivo na cura das doenças. Após os primeiros 15 dias de tratamento, a pessoa contaminada com hanseníase já não é mais transmissor da doença.

A equipe do Programa de Hanseníase e Tuberculose é composta por um médico, um terapeuta ocupacional, um fisioterapeuta, um psicólogo e uma enfermeira, que em conjunto com as equipes dos PSF’s trabalham no combate às doenças.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Guerra entre Israel e Irã impede volta de secretários do Governo de MS ao Brasil

davi brito faculdade

Davi Brito desiste da faculdade de Direito no 1º semestre por não suportar rotina de estudos

Dupla é presa pela GCM após assaltar estrangeiro em Campo Grande

Thiago Ávila chega ao Brasil e é recebido por grupo pró-Palestina

Notícias mais lidas agora

ex-coordenador apae

Acusado de desvios na Apae confessa que pagou R$ 12,3 mil para ‘sumir’ com quase meio milhão

Guerra entre Israel e Irã impede volta de secretários do Governo de MS ao Brasil

Tradição, fé e diversão movimentam centenas de fiéis em dia de Santo Antônio

Quem é Gilson Machado, ex-ministro de Bolsonaro preso pela PF

Últimas Notícias

Mundo

Netanyahu dialoga com líderes globais em meio a tensão com Irã

Premiê também planeja conversar com Donald Trump

Famosos

Finalmente? Globo responde se trocará Tadeu Schmidt por Eliana no BBB 26

Canal estaria planejando gravar pilotos para testar novos apresentadores para o reality

Cotidiano

Mulheres brancas tem maior nível de instrução em MS, mostra IBGE

É possível dizer que é o Ensino Médio os dados são equivalentes entre gênero e raça. Porém, a partir do ensino superior o cenário muda completamente

Brasil

Valor do ressarcimento por fraudes deve somar R$ 2,12 bilhões, afirma presidente do INSS

Valor se refere às mais de 3 milhões de contestações de beneficiário feito ao INSS