Profissionais reclamam da falta de segurança na rede pública de saúde
O prefeito Nelson Trad Filho, disse na manhã de hoje, durante o sorteio de prêmios do IPTU, na Praça do Rádio Clube, que participará da audiência pública que será realizada no dia 8 de março, para discutir a segurança e os salários dos médicos e que pedirá ao Secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, que também compareça à reunião com intuito de acalmar os médicos que alertam para o risco de debandada de profissionais dos postos de Saúde por causa da insegurança.
A realização da audiência foi decidida após uma reunião nesta semana entre a Comissão de Saúde da Câmara Municipal e representantes do Sindicato dos Médicos e da Associação Médica. Na ocasião, os médicos alertaram para o risco de debandada de profissionais dos postos de saúde devido aos casos recorrentes de violência e também apontaram como um agravante desse problema a falta de valorização dos médicos através do aumento de salário e contratação de mais profissionais.
Segundo o presidente do Sindmed (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul) Marco Antônio Leite, uma proposta de aumento de 10% no salário da categoria foi decidida em assembléia e encaminhada por ofício ao prefeito Nelson Trad Filho. Segundo Leite, por 20 horas semanais, os médicos ganham R$ 1,8 mil.
Na manhã de hoje, durante evento público, Trad também foi questionado sobre a possível debandada de profissionais dos postos. “Eu também sou médico, entendo minha categoria, entendo o que eles sentem e vou conversar para que repensem essa posição”, respondeu
Quando perguntado a respeito do reajuste salarial dos médicos que pedem um aumento de 10%, o prefeito informou que, nesse momento, não pode garantir que vai dar esse reajuste. A partir de abril, nelsinho pretende discutir o reajuste salarial com várias categorias, inclusive com os médicos.
A audiência pública que discutirá a segurança nos postos de Saúde e a situação da categoria medica ocorrerá no dia 8 de março , às 19 h, na Câmara Municipal e será comandada pelos vereadores Paulo Siufi (PMDB), Ribeirto (PMDB), Jamal Salem (PR) e Loester (PDT).
A reportagem buscou contato com o secretário Estadual de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, porém ele não foi localizado.