Pular para o conteúdo
Geral

MPE tenta manter Artuzi na cadeia e intervir em Dourados

O prefeito da cidade está preso por chefiar quadrilha que fraudava licitações públicas; num primeiro momento MPE quer que juiz assuma comando da cidade
Arquivo -

O prefeito da cidade está preso por chefiar quadrilha que fraudava licitações públicas; num primeiro momento MPE quer que juiz assuma comando da cidade

O MPE (Ministério Público Estadual) vai ingressar no TJMS (Tribunal de Justiça) com pedido de intervenção no município de . O pedido deve ser feito na próxima quarta-feira, dia 8, segundo o procurador-geral do órgão, Paulo Alberto de Oliveira, que nesta manhã, concedeu entrevista no MPE, para prestar esclarecimentos sobre o assunto.

O órgão apresentou ainda uma medida cautelar inominada na qual pede que o presidente do Fórum de Dourados, Eduardo Machado Rocha, assuma a prefeitura de Dourados para um mandato interino. Até às 12h30 de hoje, a medida ainda não tinha sido distribuída para nenhum desembargador do TJ-MS.

Em outra frente, o MPE pediu também a prisão preventiva do prefeito Ari Artuzi (PDT) que está preso em . Ele é acusado de fraudes em licitações e de chefiar esquema de corrupção. Além de Artuzi, a Operação Uragano, da Polícia Federal, prendeu todos os nomes de sua linha sucessória, daí a cidade ter ficado sem comando. Por enquanto, a prisão de Artuzi é apenas provisória.

O procurador aguarda para hoje a decisão do TJ sobre o pedido para o juiz assumir a prefeitura. Contudo, ele explica que o objetivo é chegar à intervenção o quanto antes.

Caso a intervenção seja aceita pelo TJMS, caberá ao governador do Estado, André Puccinelli (PMDB) nomear um interventor. O procurador disse que não é possível mensurar prazos para o mandato do juiz ou do interventor. “Tudo depende do andamento da ação”.

Na entrevista coletiva, Oliveira disse ainda que a situação de Dourados e tão excepcional que “não encontra solução na Lei Orgânica do município”. O MPE tem tratado o caso com base em analogias com a Constituição Federal. 

Além de Artuzi, foram presos o vice-prefeito, o presidente da Câmara de Vereadores, o procurador jurídico do município. Isto é, as principais autoridades políticas que poderiam substituir Artuzi, também foram detidas, daí a dificuldade na interpretação de quem assume a prefeitura. Ao todo foram presas 28 pessoas.

Hoje, A juíza da 1ª Vara Criminal da Comarca de Dourados, Dileta Terezinha de Souza Thomaz, determinou a soltura de 13 dos 28 presos na Urugano. Na coletiva, o procurador disse apenas que não sabia detalhes da decisão da juíza.

Na avaliação do procurador, ainda que seja liberado da prisão, Artuzi não está em condições de assumir a prefeitura. “Existe a supremacia do interesse público sobre o privado (…) A situação é muito grave”, explicou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional