Pular para o conteúdo
Geral

MP Eleitoral vai investigar se Tiririca é analfabeto

A Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo informou que a candidatura a deputado federal de Francisco Everardo Oliveira Silva (PR), o Tiririca, será mantida. Em nota à imprensa, o PRE-SP esclareceu que o procedimento de registro do candidato já transitou em julgado em 19 de agosto e, por isso, não há possibilidade de impugnação ou […]
Arquivo -

A Procuradoria Regional Eleitoral em informou que a candidatura a deputado federal de Francisco Everardo Oliveira Silva (PR), o Tiririca, será mantida. Em nota à imprensa, o PRE-SP esclareceu que o procedimento de registro do candidato já transitou em julgado em 19 de agosto e, por isso, não há possibilidade de impugnação ou desconstituição de sua candidatura.

Após publicação de reportagem da revista Época que revela indícios de que Tiririca não sabe ler nem escrever, o promotor Maurício Antônio Ribeiro Lopes, da 1º Zona Eleitoral de São Paulo, entrou com representações na PRE-SP e na Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo para averiguar o caso.

Segundo a reportagem, a caligrafia do candidato nos autógrafos distribuídos aos eleitores é diferente da apresentada na declaração entregue ao TRE-SP em que atesta que não é analfabeto.

A nota do PRE-SP informa que o órgão vai solicitar o registro de candidatura ao TRE-SP para examinar o que de fato foi apresentado pelo candidato em relação à sua escolaridade. Se Tiririca for eleito e ficar comprovado que ele é analfabeto, o candidato pode ser vetado por inelegibilidade constitucional, conforme artigo 14, parágrafo 4º, da Constituição Federal.

Leia a nota à imprensa da PRE-SP

Registro do candidato Francisco Everardo Oliveira Silva, o “Tiririca” Tendo em vista matéria da Época desta semana sobre eventual falta de condição de elegibilidade (analfabetismo) do candidato a deputado federal por São Paulo, Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como “Tiririca”, a Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (PRE-SP) esclarece que o procedimento de registro do candidato transitou em julgado em 19 de agosto e, por isso, não há possibilidade de impugnação ou desconstituição de sua candidatura neste momento.

A PRE-SP, entretanto, está tomando as medidas necessárias para apurar o caso. Dentre elas, vai solicitar o registro de candidatura ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) para examinar o que de fato foi apresentado pelo candidato em relação à sua escolaridade. Se eleito e se for comprovada eventual irregularidade na documentação apresentada, há a possibilidade de recurso por inelegibilidade constitucional (analfabetismo, conforme artigo 14, parágrafo 4º da Constituição Federal), sem prejuízo da apuração de eventual crime de falso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
lesão

Gracyanne Barbosa se manifesta após lesão no ‘Dança dos Famosos’: ‘Será numa próxima’

inss

INSS faz mutirão de perícias em 35 cidades

Ex-prefeito de Jaraguari tem contas reprovadas pelo TCE-MS

Ninguém entendeu novo formato do Instagram, mas Meta tem explicação: ‘Nem dá vontade de ver’

Notícias mais lidas agora

consórcio petição

Petição pelo fim do contrato com Consórcio Guaicurus avança e passa das 6,4 mil assinaturas

Dentes são ‘minas’ de DNA para identificação em tragédias como a queda de avião no Pantanal

TJMS autoriza concurso do TCE-MS e mantém provas para outubro

incendio

Incêndio no vizinho? Saiba como blindar sua construção com materiais resistentes

Últimas Notícias

Mundo

Comício de ator e político indiano deixa 31 pessoas mortas e mais de 50 feridos

Pessoas começaram a desmaiar no comício e muitas foram levadas a hospitais

Cotidiano

Erro do INSS causa espera na calçada e tumulto durante mutirão de perícias médicas

INSS agendou quantidade maior de pacientes do que capacidade de atendimento. Previsão é que 150 sejam atendidos, mas 70 foram remarcados

MidiaMAIS

Descubra quem são os músicos que animaram ‘Fala Povo’ ao vivo direto do Guanandi

Os músicos da nova dupla sertaneja já possuem destaque em cenário regional

Polícia

Avião que transportava arquiteto chinês e cineastas bateu em árvores antes de cair no Pantanal

O acidente aéreo ocorreu na noite da última terça-feira (23), na Fazenda Barra Mansa