O motorista José de Souza Menezes, 51, ganhou pela segunda vez o Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, que teve 254 projetos de 114 cidades e 19 estados inscritos nas categorias “Cidade”, “Empresa”, “Geral”, “Imprensa”, “Motorista profissional” e “Transportadora de cargas (e/ou passageiros)”. Ele já havia sido premiado em 1991.
De acordo com o motorista, uma das principais causas de acidentes envolvendo caminhões se deve a pouca idade dos caminhoneiros. “Hoje tem transportadora contratando funcionários de 21 anos para rodar. Tem gente viajando mais de 50 horas ‘no rebite’”. Segundo o motorista, a profissão de caminhoneiro deveria ser exercida após os 30 anos de idade.
“Hoje um caminhão chega a 520 cavalos, antigamente o máximo era de 220 cavalos”, disse o caminhoneiro que também é policial militar aposentado.
Segundo a empresa, o prêmio que foi instituído em 1987 tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a dramática situação do trânsito brasileiro e incentivar, descobrir e dar conhecimento público às boas práticas de segurança nesta área, gerando um efeito multiplicador para ações similares.