Pular para o conteúdo
Geral

Minc diz que cana na BAP esbarrará no Ibama

Ministro critica lei estadual e diz que plantio na região do Alto Paraguai gera propaganda negativa para o etanol brasileiro
Arquivo -

Ministro critica lei estadual e diz que plantio na região do Alto Paraguai gera propaganda negativa para o etanol brasileiro

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, criticou em reportagem publicada hoje pelo Jornal Folha de a lei aprovada em Mato Grosso do Sul que permite a produção de cana-de-açúcar na bacia do Alto Paraguai. A liberação da área para cultivo de cana consta do ZEE (Zoneamento Ecológico-Econômico) aprovado pela Assembleia Legislativa no ano passado.

A proposta de autoria do governo do Estado foi elaborada com a ajuda de entidades ambientalistas, mas é questionada pela oposição que acionou o MPF (Ministério Público Federal). O uso da região para plantar cana terá que obedecer a critérios de proteção ambiental o que mesmo assim não convence a bancada do PT.

Minc disse à Folha de São Paulo que a lei estadual só beneficia poucos empresários interessados em produzir no Alto Paraguai. “Agrotóxico lá de cima vai para o Pantanal. Além disso, isso acarreta problemas internacionais, com propaganda negativa para nosso etanol”, afirmou.

A expansão do cultivo na região está vetada desde setembro de 2009 por um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já o governo estadual argumenta que o texto federal foi baseado em critérios políticos, e não técnicos.

O ministro argumentou que, fora a discussão sobre se a lei de MS é ilegal ao afrontar o decreto de Lula, a norma vai esbarrar em embargos do Ibama e em falta de crédito bancário, já que uma resolução do CMN (Conselho Monetário Nacional) veta financiamentos na região.

Mais cinco usinas

De acordo com a coordenação do zoneamento, a área em que a União barra o plantio poderia receber pelo menos mais cinco novas usinas.

Em 2005, o governo do Estado, então administrado por Zeca do PT, perdeu apoio político para aprovar uma lei semelhante após um ambientalista se matar ateando fogo ao corpo em protesto contra as usinas.

Segundo o deputado estadual Paulo Corrêa (PR), relator do ZEE, é tecnicamente possível plantar cana no Alto Paraguai sem agredir o ambiente. A cultura, segundo ele, é menos problemática que soja e milho.

O superintendente de Cidades do Estado, Sérgio Yonamine, disse haver estudos que comprovam não haver danos em produzir na região.

Lei Federal

A União pode decidir a questão de vez se transformar em lei um projeto enviado ao Congresso em setembro que veta definitivamente a expansão da cana no Alto Paraguai.

No vizinho Mato Grosso, a proibição federal também recebe críticas do setor produtivo. A Assembleia do Estado pode votar em março um zoneamento que também flexibiliza o cultivo em áreas proibidas.

“A planície alagada do Pantanal avança, no máximo, 200 metros. A cana é plantada no planalto, que está a 600 metros. Não há razão técnica [para proibir]”, disse Jorge Santos, do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de MT.

Para Santos, o governo foi motivado por razões ideológicas. “Precisavam mostrar alguma coisa em Copenhague.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Incêndio de grandes proporções na Bolívia atinge fronteira com Corumbá

Procon/MS realiza pesquisa para avaliar se a população conhece os direitos do consumidor

tereza tecnologo

Comissão aprova regulamentação e Tereza defende: ‘Precisamos de mais tecnólogos’

mundial de volei

Brasil perde para Itália e fica de fora da final do Mundial de Vôlei

Notícias mais lidas agora

padre carlo acutis

Padre de Campo Grande se ajoelhou na cama de Carlo Acutis e divulgou milagreiro ao mundo

Relatório de monitoramento do TAG do Consórcio Guaicurus deve ser entregue até fim de setembro

bolsonaro

Confira como foram os primeiros dias de julgamento de Bolsonaro e o que esperar para a próxima semana

Trânsito congestionado

Desfile de 7 de Setembro interdita diversas vias no Centro de Campo Grande; confira

Últimas Notícias

Trânsito

Ciclista morre dias após acidente em Chapadão do Sul

Ítalo estava internado desde quarta-feira (3) em um hospital de Três Lagoas e faleceu nessa sexta (5)

Polícia

VÍDEO: Quadrilha invade loja e furta motocicleta em Ponta Porã

Toda a ação da quadrilha durou cerca de 32 segundos

Trânsito

Motorista sofre mal súbito e atinge três carros estacionados em avenida no Caiobá

Com o impacto das colisões, o veículo - um Ford K, branco - rodou e tombou na avenida

Publieditorial

Quartier Santa Inês inova com bairro 100% planejado, na região que mais cresce em Campo Grande

Projeto chega com bairro completo, planejado do início ao fim, com largas avenidas, área de lazer e centro comercial