Pular para o conteúdo
Geral

Mais de 18 mi já tomaram vacina contra gripe suína

O Ministério da Saúde informou que até as 18h deste sábado, 18,31 milhões de pessoas já haviam tomado a vacina contra a influenza A (H1N1) –gripe suína– desde o início da campanha no dia 8 de março. O ministério realizou hoje o Dia Nacional de Vacinação contra a doença, destinado exclusivamente a jovens de 20 […]
Arquivo -

O Ministério da Saúde informou que até as 18h deste sábado, 18,31 milhões de pessoas já haviam tomado a vacina contra a influenza A (H1N1) –gripe suína– desde o início da campanha no dia 8 de março. O ministério realizou hoje o Dia Nacional de Vacinação contra a doença, destinado exclusivamente a jovens de 20 a 29 anos, gestantes, pacientes crônicos com menos de 60 anos e crianças de 6 meses a 2 anos de idade.

O resultado foi considerado satisfatório, com destaque para o bom desempenho obtido em , onde somente hoje foram vacinadas 1 milhão de pessoas.

Nos últimos três dias, a procura pela vacina cresceu de maneira expressiva, de acordo com o ministério. Até a última quinta-feira (8), cerca de 10 milhões de pessoas haviam tomado a vacina desde o início da campanha. Em três dias, este número saltou para mais de 18 milhões.

Para tomar a vacina, o cidadão deve levar documento de identidade e carteira de vacinação (os que tiverem). Em caso de dúvida sobre calendário e locais de vacinação, a população pode buscar informação nos sites da prefeitura e do Ministério da Saúde ou ligar para o Telessaúde: 3523-4025.

De 24 de abril a 7 de maio será a vez dos idosos participarem da campanha. A quinta e última etapa de vacinação, para adultos de 30 a 39 anos, será de 10 a 21 de maio. Essa faixa etária concentrou 15% dos casos de doença respiratória grave e 22% dos óbitos causados pelo vírus Influenza H1N1 em 2009.

Ao todo, o Ministério da Saúde adquiriu 113 milhões de doses para vacinar 91 milhões de pessoas contra gripe pandêmica. A partir da semana que vem, os laboratórios particulares já poderão comercializar a vacina, segundo informou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Ele garantiu que serão tomadas todas as medidas necessárias para que todos os grupos vulneráveis sejam imunizados.

Dia D

O governo promoveu neste sábado o “Dia Nacional de Vacinação Contra a Gripe H1N1”, apelidado de “Dia D”. Deveriam estar abertos todos os 36 mil postos de vacinação do país. Os horários foram estipulados pelas secretarias municipais e estaduais.

Para marcar a abertura do “Dia D”, Temporão levou três dos quatro filhos — José Eduardo, 25, Fernando, 27, e Guilherme, 29– para se vacinarem em um posto de saúde, na Rocinha, no .

Participantes do programa “Big Brother Brasil 10” Cadu, 25, Lia, 29, e Ana Marcela, 25, também tomaram a vacina no local, para dar o exemplo ao grupo prioritário de 20 a 29 anos.

O ministro Temporão afirmou que a imunização é segura e importante. “A vacina é muito segura e não tivemos relato de nenhuma complicação importante”. De acordo com ele, em 2009, foram 2 mil casos de morte pela gripe e este ano foram 50, sendo 32% de mulheres grávidas. “A mulher, em qualquer fase da gravidez, deve tomar a vacina”, afirmou o ministro.

Temporão também alertou para a circulação de boatos sobre a segurança da vacina, principalmente na internet. “Informações desse tipo são um disparate e revelam profunda ignorância. A população deve confiar no seu médico e nas autoridades de saúde, não em qualquer texto, escrito não se sabe por quem, que circula na rede mundial de computadores”, disse o ministro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem morre ao cair de carro em movimento em estrada vicinal

Homem é preso por esfaquear e agredir companheira

Terremoto atinge a Rússia e dispara alerta breve de tsunami

Mulher morre no hospital um mês após acidente causado por motorista bêbado

Notícias mais lidas agora

claudinho

STJ manda soltar Claudinho Serra após 105 dias preso por chefiar corrupção em Sidrolândia

Falhas na denúncia do MPMS livram empresário de ação por fraudar licitações

Policiais civis dizem que remoções são retaliações após críticas sobre plantões na Deam

Flamengo sofre gol no fim e deixa escapar boa vantagem diante do Estudiantes na Libertadores

Últimas Notícias

Sérgio Cruz - O dia na história

1857 – Frei Mariano nomeado vigário forâneo do Baixo Paraguai, com sede em Corumbá

Frei Mariano passou a fazer parte da Vara da Comarca Eclesiástica do Baixo-Paraguai

Bastidores

[ BASTIDORES ] Novo nome comandará a pasta?

Deputados pularam e até choraram com aprovação de requerimento

Polícia

Discussão acaba com homem esfaqueado várias vezes no tórax por esposa em Naviraí

Mulher fugiu e não foi encontrada

Polícia

Durante atendimento em Creas, funcionários descobrem menino de 11 anos espancado a pauladas pela mãe 

Mãe disse que estava ‘corrigindo’ o filho