Pular para o conteúdo
Geral

Lula espera DEM decidir futuro político de Paulo Octavio

Pela segunda vez, o Palácio do Planalto evitou dar uma resposta ao pedido do governador interino do Distrito Federal, Paulo Octávio (DEM), para se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Interlocutores do presidente sustentam que a Presidência só deve decidir se haverá a reunião depois que a Executiva nacional do DEM definir […]
Arquivo -

Pela segunda vez, o Palácio do Planalto evitou dar uma resposta ao pedido do governador interino do Distrito Federal, Paulo Octávio (DEM), para se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Interlocutores do presidente sustentam que a Presidência só deve decidir se haverá a reunião depois que a Executiva nacional do DEM definir o futuro político de Paulo Octavio que deve se tornar alvo de um processo interno de expulsão.

A avaliação dos assessores do presidente é que o encontro poderia influenciar na decisão do DEM, uma vez que poderia servir de argumento favorável a manutenção de Paulo Octavio no cargo. Líderes do DEM afirmam que se Paulo Octávio conquistar o apoio de Lula, a tese da expulsão se enfraquece –assim como a possibilidade de uma intervenção federal.

A Executiva do DEM deve decidir na próxima terça-feira sobre a permanência do governador interino no partido. Ele é citado no inquérito do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que investiga o suposto esquema de arrecadação e pagamento de propina que envolve o governador afastado, José Roberto Arruda (sem partido).

Paulo Octavio pediu o encontro na sexta-feira, um dia após a prisão de Arruda. Ele inclusive se dispôs a fazer a reunião no aeroporto de , onde o presidente voltava de viagem a Goiânia. No entanto, o encontro não aconteceu por falta de espaço na agenda. Hoje, Paulo Octavio reforçou o pedido, mas não teve uma resposta. Oficialmente, assessores afirmam que reuniões como esta demoram para serem marcadas.

O governador interino nesta quarta-feira à Folha Online que pretende pedir apoio ao presidente Lula para continuar governando. Paulo Octavio disse que pretende se “colocar como um fator facilitador” para administrar a crise local. “[No encontro com Lula] Vou me colocar como um facilitador. Não sou obstáculo a nada”, disse.

Paulo Octavio afirmou que se preocupa com a possibilidade de uma intervenção federal defendida pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel. “A intervenção é sempre uma agressão ao regime democrático, mas decisão da Justiça se cumpre”, afirmou.

O governador interino não descartou renunciar ao cargo. Paulo Octavio disse que a decisão vai depender de conversas com partidos e políticos da cidade. A ideia é fazer um governo de coalizão. Na tentativa de se desvencilhar de Arruda e aconselhado por aliados, Paulo Octávio pediu que os secretários coloquem os cargos a disposição.

“Essa é uma questão de foro intimo. Eu ainda preciso avaliar a governabilidade, conversar com partidos, com políticos. Eu ainda não tenho essa certeza de que é possível governar. Brasília ainda está retomando o ritmo”, disse.

Segundo reportagem da Folha publicada ontem, entre os dirigentes do partido, a intervenção no diretório da sigla em Brasília é dada como certa, mas a expulsão do governador ainda é dúvida. Vai depender dos apoios que ele conseguir atrair –deverá se reunir com Lula– e do destino que a Câmara Legislativa dará aos pedidos de impeachment contra ele.

Arruda também enfrenta três pedidos semelhantes, que serão colocados sob análise da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara Legislativa amanhã. A análise é vista como uma forma de tentar forçar a renúncia de Arruda.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Da cadeia, prefeito de Terenos alvo do Gaeco pede afastamento

O que o passado do Carnaval de Campo Grande esconde? Pesquisador faz descobertas fascinantes: ‘me aguçou’

Bolsonaro sorri e acena na manhã seguinte ao voto de absolvição de Fux

Incêndio de grandes proporções destrói barracão de recicláveis em Naviraí durante a madrugada

Notícias mais lidas agora

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

ana portela relatório

Relatório final da CPI do Consórcio Guaicurus foi aprovado por unanimidade, diz vereadora

Entidades do comércio comemoram parcela antecipada do 13º salário de servidores

Últimas Notícias

Famosos

Lucas Lima engata romance com ex do atual namorado de Sandy; conheça ela

Lucas Lima teria dado uma nova chance ao amor e estaria conhecendo melhor a influenciadora Mina Winkel

Cotidiano

MS segue em alerta para casos de síndrome respiratória aguda grave

Levantamento da Fiocruz indica que houve leve alta em casos de covid-19, entretanto, sem causar uma alta nas hospitalizações

Política

Voto de Fux reacende esperança no judiciário, mas não deve influenciar outros ministros, avalia Contar

Contar acredita que o posicionamento de Fux pesa positivamente na consideração das penas aos possíveis condenados

Brasil

Recorde: produção de grãos atinge 350,2 milhões de toneladas na safra 2024/25

Crescimento estabelece um novo recorde na série histórica da produção de grãos no Brasil