A correria das vendas de acabou. Agora, vale a pena prestar atenção nas lojas do local, pois algumas delas já antecipam as queimas de estoque e as liquidações. Tudo, visando a nova coleção do que já deve estar nas vitrines logo no início de janeiro.

A principal loja de calçados da cidade iniciou o trabalho desta segunda-feira, 27 de dezembro, arrumando tudo para o início da queima de estoque, como apontou o gerente Lucas Teixeira. “Decidimos antecipar a queima de estoque que anualmente era feita em janeiro. Essa decisão foi tomada, a fim de propiciar, ainda em dezembro, aos consumidores, boas oportunidades de compras. Outra questão fundamental que foi analisada foi queimarmos o estoque agora em dezembro, para em janeiro iniciarmos o ano com a nova coleção de verão e um novo estoque de venda”, informou.

Além da queima de estoque, o primeiro dia útil de trabalho após o Natal foi dedicado à paciência e à sorte, pois trocar um presente após recorde de vendas não é nada fácil. “Antes do Natal comprei uma sandália para minha filha de presente. Errei o número e pela segunda vez estou tentando trocar o produto”, disse Mário Leandro Dias, 39 anos.

“É preciso ter muita sorte na hora de uma troca, ainda mais que esta loja vendeu muitos produtos para o Natal. Já vim com a consciência de que seria difícil destrocar o produto. Minha irmã já veio aqui no dia 24 e não conseguiu achar a numeração certa. Hoje, tive sorte e consegui. Um conselho que dou para quem ainda vai realizar uma troca é ter calma para encontrar o produto adequado após as venda de Natal, que foram grandes”, disse Mário.

Além das liquidações e dos consumidores trocando os presentes, o primeiro dia de trabalho foi de troca de vitrine, afinal, outra festa é esperada para este próximo fim de semana. “Agora é focar as vendas para a próxima data, que é a passagem de ano. Tiramos as peças vermelhas e pratas do Natal, para focarmos nas peças de Ano Novo, que são marcadas pelos tons claros e pelo tradicional branco. Para minha loja o primeiro dia de trabalho após o Natal, foi de investir em Ano Novo, chamando os clientes para entrar no clima de renovação, assim como estamos fazendo com a vitrine”, explicou ao Diário a empresária Hafiza Adiy.

Atenção. Essa deve ser a palavra principal dos consumidores neste fim de ano e em janeiro, pois as liquidações estão surgindo a partir desta semana. “Nossa loja de eletroeletrônicos teve uma boa venda de Natal. Para o Fim de Ano, estamos planejando, porém, aguardando decisão da empresa, em realizar um fechamento de loja nos dias 29 e 30 de dezembro. É a tradicional liquidação de estoque. Em janeiro, os consumidores devem aguardar, pois com certeza, mais promoções virão”, disse o gerente Marcial Massan.

Nesta semana alguns lojistas decidiram abrir as lojas até 20h para atender clientes que deixaram as compras para depois do Natal.