Pular para o conteúdo
Geral

Lenine e Curimba se apresentam no Canta Brasil

A Brasilidade e a musicalidade versátil de Lenine vão ser apresentadas na segunda edição de 2010, do projeto MS Canta Brasil, neste domingo (4). O evento, realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), trará ainda para representar a cultura regional a banda Curimba. Os shows acontecem a partir das 17h30, no Parque […]
Arquivo -

A Brasilidade e a musicalidade versátil de Lenine vão ser apresentadas na segunda edição de 2010, do projeto MS Canta Brasil, neste domingo (4). O evento, realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), trará ainda para representar a cultura regional a banda Curimba. Os shows acontecem a partir das 17h30, no Parque das Nações Indígenas. A entrada é franca.

   Cantor, compositor, arranjador, músico e produtor. Lenine tornou-se uma personalidade da música brasileira, reconhecida pelo grande público, pela imprensa, por artistas e multiplicadores de opinião. O som inovador transpõe as fronteiras do Brasil e as turnês costumam passar por dezenas de países.

Lenine foi para o no final dos anos 70, início dos 80. Naquela época havia pouco espaço ou recursos para música em Recife. Para ele o Rio seria uma possível ou provável oportunidade de crescimento. Morou com alguns amigos, compositores, que são até hoje seus parceiros em tudo. Compunham e criavam, tentando sobreviver numa época em que o som do grupo era uma mistura do regional com MPB e o mercado só trabalhava com o rock.

As músicas de Lenine foram gravadas por muitos talentos que permeiam todos os tipos de som. Elba foi a primeira a gravar uma canção sua, depois vieram Fernanda Abreu, O Rappa, Milton Nascimento, Maria Rita, Maria Bethânia e muitos outros que confirmaram que sua verdadeira vocação é a composição. Produziu os CDs “Segundo”, de Maria Rita; “De uns tempos pra cá”, de Chico César; “Lonji”, de Tcheka, cantor e compositor do Cabo Verde e “Ponto Enredo”, de Pedro Luis e a Parede.

Trabalhou também em televisão com diretores como Guel Arraes e Jorge Furtado. Para eles fez a direção musical de “Caramuru a Invenção do Brasil”, que depois de minissérie, virou um longa-metragem. Fez ainda a direção musical de “Cambaio”, musical de João Falcão e Adriana Falcão, baseado em canções de Chico Buarque e Edu Lobo.

De todos os seus CDs, eleje o “Olho de Peixe” como o mais importante de sua carreira, porque foi com ele que descobriu que a música poderia levá-lo a qualquer lugar. Entre os álbuns do artista, figuram “Baque Solto”, em parceria com Lula Queiroga (Polygran); ”Olho de peixe”, em parceria com o percussionista Marcos Suzano; “O Dia em que Faremos Contato”, seu primeiro disco solo (BMG); “Na Pressão” (BMG); “Falange Canibal” (BMG); “Lenine InCité” – CD e DVD, gravado ao vivo em Paris, na Cité de La Musique; “Lenine Acústico MTV” (Sony BMG) e “Labiata” (Universal).

Curimba

Formada em 2008, o som da banda Curimba é novidade na música campo-grandense. A banda nasceu e cresceu no cenário universitário: ficou em segundo lugar no 16º Festival Universitário da Canção (FUC), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A Curimba é integrada por Adrian Okumoto no baixo, Carlixo na guitarra, Renan Okumoto no violão, Japão na bateria, Chicá na percussão e André Stábile no vocal. Grande parte do grupo tem descendência japonesa, mas seus integrantes defendem que a brasilidade independe do sangue para estar presente. “Nossa intenção é que nossas músicas autorais mostrem um pouco da cultura urbana de sem enfocar tanto o Pantanal como tema das composições”, explica Adrian.

O grupo musical tem como influências o samba, o rap, o rock, o funk e o reggae. “Nossas letras falam de gente comum e exploram os elementos urbanos do Estado, conhecido nacionalmente por suas belezas naturais”, destaca o vocalista. A Curimba toca também versões de artistas nacionais como Pedro Luis e a Parede, Novos Baianos, Caetano Veloso, Martinho da Vila, Jorge Bem, Vinicius de Moraes e Tom Jobim.

MS Canta Brasil

Vanessa da Mata e Chalana de Prata inauguraram o projeto MS Canta Brasil em outubro de 2007. O evento promove a integração das músicas nacional e regional, levando para o palco, montado próximo ao lago do Parque das Nações Indígenas, um artista de renome nacional e outro local. O MS Canta Brasil acontece sempre no primeiro domingo de cada mês.

 Pelo palco do projeto já passaram: Vanessa da Mata e Chalana de Prata; Papas na Língua – Renato Borgueti e Tropeiros da Querência; Alceu Valença e Bojo Malê; Zeca Baleiro e Jerry Espíndola; Mart´nália e Jucy Ibañez; Zélia Duncan e Olho de Gato; Chico Cézar – Arnaldo Antunes, Carlos Colman; Nando Reis e Geraldo Espíndola; Zé Ramalho e Filho dos Livres, Adriana Calcanhoto e Marcelo Loureiro; Jorge Vercillo e Guilherme Rondon; Fafá de Belém e Bêbados Habilidosos; Frejat e Bando do Velho Jack; Fernanda Takai e Agemaduomi; Paralamas do Sucesso e Velho do Rio; Moraes Moreira e Lia Mayo; Banda Moinho – Nikolas Krassik e Banda Grass, Seu Jorge e Balaio Jazz; Jorge Benjor e Simona; Ney Matogrosso e Léo Verão e Daniel Freitas, Elba Ramalho e Zezinho do Forró e Biquini Cavadão e Delay.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

defensoria pública

Defensoria recorre ao STF para garantir tratamento gratuito de paciente psiquiátrica em MS

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

cpi hospitais

Lamentável, diz Pedrossian Neto sobre Trump investigar o Brasil comercialmente

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

alems dnit

Uso do Pix diminui receita dos sistemas de pagamento dos EUA, avalia Paulo Duarte

Últimas Notícias

Esportes

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Agora o Brasil folga na próxima rodada, e volta a entrar em ação pela competição apenas na terça-feira

Polícia

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Crime aconteceu na noite desta quarta-feira, em Pedro Juan Caballero

Famosos

“Uma honra”, diz Vampeta sobre meme em protesto contra Trump

Vampetaço viralizou nas redes sociais, após Donald Trump anunciar taxação sobre o Brasil

Política

Brasil não tem que pedir licença, diz Lucas de Lima sobre EUA investigarem o Pix

"O Pix é nosso, funciona, e é um exemplo que devia ser seguido, não criticado”, avaliou o deputado