Dono de duas medalhas de bronze, nas Olimpíadas de Seul e Atlanta, o velejador Lars Grael deu uma palestra em Corumbá na noite desta segunda-feira, 30 de agosto. O evento, no auditório do Sesi, abriu a Semana de Promoção da Vida Saudável, promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems). As atividades vão até a próxima sexta-feira, 03 de setembro.

Antes da palestra “de cunho motivacional”, como ele mesmo classificou, Grael disse a este Diário que a iniciativa visa estimular a população a adotar práticas que levem a um quadro de vida saudável. “Falo da minha trajetória de vida como cidadão brasileiro; atleta e velejador olímpico. Mostro como o esporte foi importante para mim”, afirmou.

A prática esportiva, de alto rendimento, lhe trouxe qualidade de vida. “Tento inspirar as pessoas a buscarem hábitos saudáveis pela prática de atividades físicas e esportivas. Mas, sempre com orientação de um profissional em educação física”, argumentou.

Grael, que pela primeira vez veio a Corumbá – “já estive em Campo Grande”, disse revelando conhecer um pouco de Mato Grosso do Sul – disse que o rio Paraguai pode ser um indutor do desenvolvimento esportivo na cidade, pela “força da corrente e ser um rio sinuoso”. Em sua avaliação, “esportes náuticos como remo e canoagem poderiam ser praticados em alto nível” por aqui.

O custo de aquisição do material, que comparando com “outros esportes é até barato”, classificou pode ser um ponto positivo de apoio. Mas, para que modalidades como essas passem a ser praticadas na região, ele acredita ser preciso uma “mudança de mentalidade” no pensamento esportivo.

Lars Grael foi secretário Nacional de Esportes no governo do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, e secretário de Estado e Juventude; Esporte e Lazer de São Paulo, disse manter o otimismo com a política brasileira voltada para os esportes.

“Sou otimista. No campo do esporte a gente não trata de questões ideológicas; partidárias e eleitorais. Vejo que houve continuidade de ações; projetos e programas; com algumas mudanças e quase sempre para melhor. Hoje o Ministério do Esporte é específico, antes era híbrido, do Esporte e Turismo. Ele aumentou a capacidade de investimentos. Vejo que as gestões dos ministros Agnelo Queiroz e Orlando Silva foram boas. Deram uma dimensão ainda maior ao esporte brasileiro”, avaliou o velejador.

 Semana saudável

A palestra de Lars Grael, nesta segunda-feira, foi a primeira atividade da Semana de Promoção da Vida Saudável em Corumbá. Até 03 de setembro, as ações serão realizadas internamente nas indústrias corumbaenses, aulões de ginástica; de educação postural e reeducação alimentar. O objetivo, reforçou, é fazer com que os trabalhadores percebam que a qualidade de vida está ligada a hábitos saudáveis.