Mapa que estampa a contracapa do caderno já chega desatualizado às mãos dos alunos, não delimita Figueirão, emancipado em 2005
Tamires Oliveira Perin estava radiante com o kit escolar que recebeu das mãos do governador André Puccinelli na manhã desta sexta-feira na quadra de esportes da Escola Estadual Celso Muller do Amaral. A estudante da oitava série deixou para abrir em casa o pacote contendo cadernos, canetas, lápis e outros materiais escolares.
O que Tamires não viu foi o erro geográfico grave cometido por quem elaborou o material distribuído pela Secretaria de Educação.
A geógrafa Glácie Loureiro da Silva, professora há duas décadas, observou que no caderno de Desenho o mapa de Mato Grosso do Sul é antigo e exclui o município de Figueirão, localizado na região norte do Estado.
“Fica difícil para um professor ensinar geografia política com um erro desta natureza. Mais difícil para o professor que mora em Figueirão”, disse a professora.
No estado serão distribuídos 305 mil kits escolares enquanto que os 26.089 alunos das 23 escolas da Rede Estadual também serão beneficiados.
O governador disse que desde o ano passado o kit está sendo distribuído nas escolas enquanto que o município de Figueirão foi emancipado pela lei estadual 2680 de 29 de setembro de 2003 e instalado em primeiro de janeiro de 2005.
Com pouco mais de três mil habitantes a cidade de Figueirão foi desmembrada parcialmente das áreas dos municípios de Camapuã e Costa Rica.
Distante 285 quilômetros de Campo Grande, o município de Figueirão também faz limite com os municípios de Alcinópolis, São Gabriel do Oeste e Coxim.
A geógrafa também observou que falta no mapa o município de Paraíso das Águas recentemente emancipado. Neste caso, a professora “dá um desconto”, pois acredita que não deve ter dado tempo para incluir o município que deveria realizar eleição para prefeito em março, mas por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deverá esperar 2012 para ter seu dirigente via urnas.