Neste sábado, a judoca Sarah Menezes, premiada pelo Comitê Olímpico Brasileiro como a atleta do ano de 2009, conquistou medalha de prata na Copa do Mundo de Budapeste, na Hungria. A brasileira foi superada na decisão pela japonesa Haruna Asami por wazari, eliminação devido a três punições. Com o resultado, Sarah soma 60 pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Judô.

No último fim de semana, a brasileira conquistou o quinto lugar no Grand Prix de Paris, competição em que o Brasil abocanhou um ouro com Leandro Guilheiro e um bronze com Thiago Camilo.

Rosicléia Campos, técnica da seleção feminina, fez questão de valorizar o desempenho de Sarah depois do revés. “A Sarah sentiu muito a primeira luta. Não respirou direito e com isso acabou cansando. A vitória na semifinal merece destaque, pois a outra japonesa era canhota, o que geralmente é uma dificuldade, mas a Sarah foi super bem. Na decisão, a adversária teve mais oportunidades,” lamentou a treinadora.

Ketleyn Quadros, outra esperança nacional de medalhas, caiu na segunda luta diante da japonesa Hitomi Tokuhisa. Daniela Ponzoni também foi eliminada precocemente ao perder para a russa Liudmila Bogdanova.

Entre os homens, que disputam a Copa do Mundo de Viena, na Áustria, o destaque foi o meio-leve Alex Pombo. O judoca foi derrotado na disputa da medalha de bronze por Tarian Karimov, do Uzbequistão.