A partir de hoje (28) até o dia 30 de outubro, as três universidades públicas de Mato Grosso do Sul se integrarão para promover a Primeira Jornada de Artes de Mato Grosso do Sul (Jart-MS, Ato I). O evento terá a participação do curso de artes cênicas e dança da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), do curso de música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e de artes cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

De acordo com o coordenador do curso de artes cênicas e dança da UEMS, um dos organizadores do evento, Fernandes Ferreira de Souza, o Jart-MS tem caráter científico e cultural. “O que nós propomos é a criação de um espaço físico e intelectual para discutirmos o Ensino Superior de artes cênicas, visuais e música no Estado, além de, sobretudo, refletir sobre a relação entre os artistas e a academia”, diz Fernandes. “Durante toda a jornada artística, acadêmicos farão intervenções artísticas, inclusive com a apresentação de uma montagem do texto ‘Feiurinha’, de Pedro Bandeira”, diz Fernandes. O evento também contará com palestras, mini-cursos, mesas-redondas e oficinas de capacitação.

A coordenadora do curso de artes da UFGD, Cristiane Helena Parré Gonçalves, lembra que o evento tem um forte caráter de união interinstitucional. “Nós queremos trabalhar a artes em todo o Estado, por isso desde o início do ano estamos planejando esse evento juntos”, diz Cristiane. A coordenadora acredita que a iniciativa de unir as universidades em torno de um mesmo projeto deveria servir de exemplos para que outros cursos se integrassem na promoção de ações educativas conjuntas de maior impacto na sociedade sul-mato-grossense.

A cerimônia de abertura do Jart-MS será às 19h do dia 28, no auditório do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima, próximo à Escola Estadual Hércules Maymone, em Campo Grande.