Internet é a mídia que mais cresce, aponta Intermeios

Mais um estudo sobre a distribuição de verbas publicitárias no Brasil mostra resultados favoráveis ao meio web. Desta vez foi o Projeto Inter-meios, do jornal Meio&Mensagem, que compilou informações de mais de 300 veículos e grupos de comunicação ligados a ela em todo o País. A pesquisa apurou que juntas, estas 300 empresas faturaram R$ […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mais um estudo sobre a distribuição de verbas publicitárias no Brasil mostra resultados favoráveis ao meio web. Desta vez foi o Projeto Inter-meios, do jornal Meio&Mensagem, que compilou informações de mais de 300 veículos e grupos de comunicação ligados a ela em todo o País. A pesquisa apurou que juntas, estas 300 empresas faturaram R$ 21,4 bilhões em 2008 – resultado 12,8% superior ao ano anterior – e que a internet foi a mídia que mais cresceu (44,1%) no ano, superando as grandes mídias de massa, como TV e rádio. Os resultados foram publicados pelo Inter-meios em fevereiro.

Segundo as informações fornecidas pelos próprios veículos e grupos de comunicação brasileiros, a TV continua liderando o setor, com R$ 12,6 bilhões de reais (60% de participação no faturamento total). Porém, aparece em sexto lugar em desempenho de crescimento, com 12,5%. Em seguida no ranking, aparecem o jornal (R$ 3,4 bilhões de faturamento e 13,9% do bolo publicitário) e as revistas (R$ 1,8 bilhão e 8,45). A publicidade on-line aparece praticamente empatada com o rádio e a TV por assinatura, com 4,4% de participação nas verbas publicitárias. Mídia exterior, guias e listas e cinema completam a lista consultada.

É no desempenho do ano que a internet se destaca. Enquanto o setor publicitário cresceu 12,8%, a mídia on-line deu um salto de 44,1%. Com isso, subiu do sexto para o quarto lugar no ranking das mídias. A TV por assinatura aparece em segundo, com 25,5% de crescimento e o cinema em quarto, com 17,5%, revelando uma tendência dos anunciantes por mídias mais segmentadas. O segmento de guias e listas foi o único a apresentar desempenho negativo (-6,09%).

Confira os resultados:

PARTICIPAÇÃO

Televisão: 60,5%
Jornal: 13,9%
Revista: 8,4%
Internet: 4,4%
Rádio: 4,4%
TV por assinatura: 4%
Mídia exterior: 2,9%
Guias e listas: 1,1%
Cinema: 0,4%

CRESCIMENTO

Setor: 12,8%
Internet: 44,1%
TV por assinatura: 25,5%
Rádio: 17,6%
Cinema: 17,5%
TV: 12,5%
Revistas: 12,5%
Jornal: 9,6%
Mídia Exterior: 9,5%
Guias e Listas: -6,09% 

Conteúdos relacionados